A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreendeu, nessa segunda-feira, 17, no município de Wanderlândia, na região norte do Tocantins, uma carga com mudas frutíferas irregulares que estavam sendo comercializadas de maneira ambulante na cidade. O proprietário foi multado em R$ 3,6 mil pela infração e em mais R$ 3,6 mil por dificultar e embaraçar o trabalho da fiscalização. As mudas serão destruídas nesta terça-feira, 18, no aterro sanitário da cidade.

Segundo o supervisor da área vegetal da Adapec de Araguaína, José Carlos Reis, os fiscais da Agência já estavam a procura deste veículo na região, uma vez que houve denúncia sobre a comercialização de mudas em Araguaína no domingo, 16, mas não foi possível localizar o veículo. “O comércio ambulante de mudas de plantas é proibido por lei, por isso emitimos um alerta na região e conseguimos localizá-lo em Wanderlândia. Na abordagem, o condutor apresentou a Permissão de Trânsito Vegetal emitida pelo Estado de Goiás, porém, o documento estava vencido”, relatou José Carlos.

Ainda de acordo com José Carlos, o proprietário da carga ofereceu resistência à fiscalização e a Polícia Militar (PMTO) foi acionada para que o serviço da Agência fosse concluído. A Adapec ressalta que a apreensão e a destruição das plantas visam preservar o patrimônio fitossanitário do Tocantins, conforme orienta a legislação, já que plantas nestas condições podem trazer pragas que não existem no Estado para as culturas e causar grandes prejuízos econômicos.

A Adapec orienta produtores rurais, comerciantes e consumidores para o perigo da comercialização, aquisição e uso de mudas oriundas de comércio ambulante, pois não possuem origem comprovada e nem garantia de identidade, qualidade, sanidade e produtividade.

As mudas devem ser adquiridas de viveiros inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cadastrados na Adapec.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorNo Tocantins, 13,97% da população já foi vacinada, estado recebe mais 4.680 doses de vacina da Pfizer
Próximo artigoJustiça manda Estado do Tocantins prestar informações sobre divergências nas doses de vacina recebidas