A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) identificou que cerca de 40 municípios não promoverão temporadas de praia e carnavais fora de época em 2020 por conta da pandemia de COVID-19. Por serem atividades que propiciam a aglomeração de pessoas, esses atrativos turísticos são comumente realizados entre os meses de junho e julho, justamente o período em que as autoridades sanitárias do Tocantins presumem ser o possível pico da doença no Estado.

A grande maioria dos gestores que administram Municípios com temporadas e carnavais fora de época está preocupada com a pandemia e os riscos que uma possível realização dessas atividades pode ocasionar à saúde pública. “Os prefeitos e as prefeitas sentem que o momento não é propício nem recomendado para realizarem praias e festas populares, até porque os poucos recursos que dispõem os Municípios estão sendo remanejados para o enfrentamento da pandemia”, disse o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Canceladas

O próprio município de Pedro Afonso não realizará a tradicional Praia Sono, como é conhecida a temporada. Ainda na região Centro-Norte, o município de Itacajá cancelou suas atrações praianas, dentre elas o Rally das Águas. Somam-se as temporadas canceladas a Praia do Escapole, em Araguanã, a Praia da Gaivota, em Araguacema, a Praia da Ilha, em Caseara, e a Praia da Tartaruga, em Peixe. Veja a relação de Municípios que cancelaram suas temporadas na lista abaixo.

Tempo e dinheiro

Os prefeitos alegam falta de tempo e recursos ocasionados pela pandemia. “Temporadas de praias exigem tempo para a organização e já deveríamos estar em preparação, retirando licenciamento e captando recursos. A grande maioria dessas temporadas é custeada por emendas, nas quais sabemos que estão sendo remanejadas para a saúde do Estado e dos Municípios, destinadas ao enfrentamento da pandemia”, disse o prefeito de Peixe, Zé Augusto.

O Tocantins possui cerca de 70 Municípios aptos a realizarem temporada de praia. A maioria possuí praias na categoria temporária, e uma minoria possuí praias na categoria permanente. “Apesar de termos identificado cerca de 40 Municípios, nossa previsão é que todos não terão condições de promoverem temporadas de praias diante da pandemia no novo coronavírus”, disse o presidente da ATM.

Carnavais fora de época

Ainda no mês de julho são realizados os tradicionais carnavais fora de época no Tocantins. A grande maioria já foi oficialmente cancelada, dentre eles o Miracaxi e Carnaxam,, realizados em Miracema e Xambioá, respectivamente. A ATM acredita que possivelmente também serão cancelados o CarnaToca e o NazaFoilia, em Tocantínia e Nazaré do Tocantins, respectivamente.

Municípios identificados

  1. Aliança
  2. Aragominas
  3. Araguacema
  4. Araguanã
  5. Araguatins
  6. Arapoema
  7. Brejinho de Nazaré
  8. Caseara
  9. Goiatins
  10. Itacaja
  11. Itaguatins
  12. Juarina
  13. Lagoa da Confusão
  14. Lajeado
  15. Marianopolis
  16. Maurilandia
  17. Miracema
  18. Palmeirante
  19. Palmeiras
  20. Paranã
  21. Pedro Afonso
  22. Peixe
  23. Ponte Alta do Bom Jesus
  24. Ponte Alta do Tocantins
  25. Rio dos Bois
  26. Rio Sono
  27. Sampaio
  28. Sandolandia
  29. Santa Rosa
  30. Santa Tereza
  31. São Félix
  32. São Miguel
  33. São Salvador
  34. São Sebastião
  35. Sao Valerio
  36. Talisma
  37. Tupirama
  38. Tupiratins
  39. Xambioa
Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeitura de Palmas manda derrubar moradias em Taquari e deixa cerca de 30 famílias desabrigadas; vereador diz ser imoral e desumano
Próximo artigoAgrotins 100% virtual apresentará palestra voltada para avicultura de precisão