O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para o ensino superior em diversas instituições de ensino. Em 2019, mais de 97% dos estudantes da 3ª série das Escolas Jovem em Ação do Tocantins estão inscritos e engajados na realização das provas. A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da equipe de Implantação do Programa Jovem em Ação, realizou atividades de incentivo à inscrição e participação desses estudantes.

Entre os dias 7 e 17 de maio, foi disponibilizado um formulário, chamado de ENEMnômetro, para as 22 escolas que ofertam o Programa. A ideia era ter acesso ao quantitativo de estudantes da 3ª série que estariam inscritos no Enem. Após as respostas das unidades escolares, 1.327 estudantes estão inscritos no Exame, o que representa 97% do total de matriculados nessas unidades.

No Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema, todos os estudantes da 3ª série estão inscritos no Exame. A diretora da escola, Gabriela Fernanda do Carmo, contou como os estudantes são motivados diariamente para a realização das provas. “Todos os dias nós incentivamos os estudantes, eles fazem seus projetos de vida, e o Enem sempre está nesse planejamento. Todos estão inscritos e esperamos bons resultados para todos”, frisou.

Ansioso pelo Enem, o estudante João Gabriel Pinto Sodré Moura falou da importância da participação no exame e do estímulo recebido pela escola. “O Enem é uma oportunidade para entrar na universidade pública e realizar sonhos. Na Escola Jovem em Ação, desenvolvemos o Projeto de Vida e isso nos ajuda a pensarmos no futuro e buscarmos a transformação em nossas vidas”, destacou.

Especialista em gestão da equipe de implantação, Leandro de Souza Vieira pontuou que a participação dos estudantes no Enem integra o objetivo de realizar sonhos do Programa Jovem em Ação. “Essa é uma grande oportunidade de ampliar o leque de opções dos nossos estudantes para o seguimento do seu Projeto de Vida. Além disso, será o momento de mostrar o impacto das escolas Jovem em Ação ao colocar todos os estudantes em contato com essa avaliação”, finalizou.

Enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem em dois finais de semana, nos dias 3 e 10 de novembro, e oportunizam o ingresso dos alunos em instituições de ensino  superior.

Jovem em Ação

Com foco no estudante e realização dos seus sonhos, Jovem em Ação é o nome dado no Tocantins ao programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, uma iniciativa do governo federal, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), que está sendo realizada em parceria com os estados. No Tocantins, são 22 escolas contempladas com o Programa.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorIncêndio destrói parte de móveis de residência no setor Vila Goiás, em Araguaína
Próximo artigoMaus hábitos com a saúde respondem por 63 mil mortes de câncer no Brasil por ano