A mudança no estilo de vida poderia evitar um terço das mortes causadas por 20 tipos de câncer no Brasil. A pesquisa foi divulgada na revista Cancer Epidemiology e faz parte de um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Harvard University, nos Estados Unidos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O levantamento mostrou que o tabagismo, excesso de peso, consumo de álcool, alimentação não saudável e falta de atividade física têm relação com 114 mil casos da doença (27% do total) e 63 mil mortes (34% do total) por ano no Brasil.

Prevenção

O médico oncologista clínico da Acreditar do Tocantins, Macilon Nonato, lembra que a mudança de hábitos é o principal caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas, prevenindo uma série de doenças, entre elas o câncer.

“A população precisa entender que o câncer pode ser evitado. Umas das principais formas é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo excessivo de álcool. Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, além de bebidas açucaradas, podem prevenir novos casos de câncer”, destacou o especialista.

Alimentação e atividade física

O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, reforça que a prioridade de consumo dos alimentos seja os de origem in natura e que se evitem alimentos processados, especialmente os ultraprocessados (que possuem alta quantidade de sal, açúcar, gorduras e realçadores de sabor).

A empresária Helem Rosa conta que sempre teve um estilo de vida valorizando a alimentação saudável e a prática de atividade física.

“A qualidade de vida é, inevitavelmente, a consequência da soma de bons hábitos diários, e com certeza incluem uma boa alimentação e prática de atividade física. As pessoas se enganam ao pensar que levar um estilo de vida saudável é somente para manter um corpo bonito e em forma. Quando se começa a colher os frutos na saúde, sentir o corpo em perfeito equilíbrio, você entende que não se trata somente de estética, mas de cada dia mais sentir bem consigo mesmo e buscar evoluir corpo, mente e espírito”, destaca a empresária.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEnem tem adesão de mais de 97% dos estudantes das escolas Jovem em Ação no Tocantins
Próximo artigoFeirão do Imposto de Araguaína expôs e comercializou produtos sem tributação