Secretário Tom Lyra, do seu gabinete, em videoconferência com secretários municipais de 33 municípios

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, participou nesta quarta-feira,29, de  videoconferência com gestores municipais das regiões econômicas do Vale do Araguaia, Metropolitana e Portal do Jalapão. Na ocasião, o secretário apresentou as medidas adotadas no âmbito estadual para amenizar os impactos da crise causada pela pandemia do novo Coronavírus e recomendou o retorno das atividades comerciais de forma restritiva, conforme decreto do governador Mauro Carlesse nº 6.083 de 13 de abril de 2020.

Conduzida pelo próprio gestor da pasta, a reunião online foi intermediada pelo Superintendente Márcio Ferreira e contou com a participação da presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha Domingues, além de técnicos da pasta.

Foram convidados gestores de 38 municípios que compõe as três regiões econômicas. O secretário abriu a conferência manifestando o apoio do Governo do Tocantins aos municípios neste momento de enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus.

 Em seguida, Tom Lyra apresentou uma pesquisa realizada pelo departamento de Inteligência de Mercado da pasta, junto às empresas do Estado, que apontou as dificuldades que as empresas estão enfrentando com a suspensão das atividades comerciais. Segundo o levantamento, 51% delas não têm mais condições de manter as portas fechadas e 87% disseram que já demitiram funcionários.

 “Nós já estamos praticamente há 60 dias com as atividades restritas e a expectativa para o final do mês de maio é que as empresas sofram um colapso financeiro”, afirmou. Tom Lyra recomendou aos gestores que flexibilizem as medidas de isolamento social, baseado no último decreto do governador Mauro Carlesse, mas adotando toda as recomendações previstas pelas organizações de Saúde.

Participação

Durante a sua participação, a presidente da Agência de Fomento  informou que  a instituição recebeu novos aportes de recursos do Governo para amenizar os  impactos econômicos sofridos. A Agência está disponibilizando mais de R$ 31 milhões em crédito. As linhas contam com carência e taxas reduzidas, e estão disponíveis para atender pequenos empreendedores de todo o Tocantins, inclusive os da Agricultura Familiar, Microempreendedores Individuais (MEIs) e da área do Turismo . Denise respondeu  ainda questionamentos sobre os critérios de acesso aos recursos, taxas de juros e carências. E reafirmou que o” governador Mauro Carlesse quer apoiar a todos neste momento difícil “.

Funcionamento comércio

Os gestores aproveitaram a oportunidade para apresentar a realidade dos seus municípios. A secretária de Desenvolvimento Econômico de Paraíso, Patrícia Nascimento, falou do exemplo do município, onde o comércio está funcionando, obedecendo restrições e medidas de segurança para os trabalhadores. “A gente tem aqui horário de funcionamento até para os bares e até o momento está dando certo, sem nenhum problema”, disse.

Esta é a terceira videoconferência que a secretaria da Indústria, Comércio e Serviços realiza com gestores municipais. Participaram secretários da área de desenvolvimento econômico do Bico do Papagaio, Norte e Meio Norte. Nesta quinta-feira, a reunião online será realizada com gestores das regiões econômicas do Sul e Sudeste.

Ao final, o secretário agradeceu a participação e se colocou à disposição dos municípios para criar soluções visando a retomada da atividade econômica do estado do Tocantins. “O governador Mauro Carlesse entende que devemos ser o apoio dos municípios neste momento difícil “, finalizou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins confirma a terceira morte por Covid-19; estado tem 116 pacientes infectados
Próximo artigoPolícia fiscaliza cumprimento de decretos de combate ao coronavírus em Araguaína