Estudantes que estavam no Paraguai são repatriados

Dois ônibus disponibilizados pelo Governo do Tocantins começaram a trazer, de volta ao Estado, estudantes que estavam no Paraguai. A repatriação desses cidadãos foi conseguida com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e foi destacada pelo governador Mauro Carlesse em vídeo publicado nas redes sociais.

“Nossos estudantes do Paraguai já estão voltando para casa, estão sendo repatriados. Em breve, com fé em Deus, vamos trazer os que estão na Bolívia. Quero novamente agradecer ao senador Eduardo Gomes e ao deputado federal Carlos Gaguim por sempre estarem prontos para nos ajudar”, afirmou o governador Mauro Carlesse.

Devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, alguns países fecharam as suas fronteiras com o Brasil, dentre eles o Paraguai e a Bolívia, o que estava impedindo que os estudantes tocantinenses que estavam nestes locais pudessem retornar ao Estado. Neste sábado, 18, cerca de 80 estudantes estão retornando ao Tocantins. A previsão é que os demais alunos retornem nos próximos dias.

Protocolo da Saúde

A vinda dos estudantes tocantinenses que estavam fora do país está sendo acompanhada de perto pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os ônibus disponibilizados pelo Governo foram higienizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também realizou vistoria nos embarques.

Na saída para o Tocantins, todos os estudantes passaram por medição de temperatura, e, ao chegarem ao Estado, virão direto para Palmas, onde todos serão testados para Covid-19. Mesmo que a testagem seja negativa, os estudantes deverão cumprir isolamento domiciliar por 14 dias. Neste período, caso apresentem algum sinal ou sintoma respiratório, eles serão orientados a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Entenda

No último dia 11 de abril, o governador Mauro Carlesse solicitou ao Ministério das Relações Exteriores gestão, junto ao Governo do Paraguai, para assegurar o retorno de tocantinenses que estudam no Paraguai e na Bolívia, além de colocar à disposição dos estudantes, os meios necessários para que pudessem fazer o retorno ao Estado.

Com isso, nessa quinta-feira, 16, o governador Mauro Carlesse foi informado pelo Ministério das Relações Exteriores sobre a liberação para retorno dos estudantes.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEmbrapa publica orientações para o setor aquícola durante a pandemia de Covid-19
Próximo artigoEstado recupera pontos críticos em rodovias na região norte do Tocantins