Foto: Governo do TO

O Governo do Tocantins realizou nesta sexta-feira, 15, o Dia de Campo do projeto Plantando Água do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas do Estado (CRAD), em Gurupi, na programação da 14ª Semana Estadual da Água do Tocantins. O evento chega a mais um município, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o Comitê das Bacias Hidrográficas do Estado e apoio das instituições parceiras.

No município, a celebração conjunta da Semana Estadual da Água e do Dia da Água da Prefeitura de Gurupi, em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST), a Fundação e a Universidade de Gurupi (Unirg), recebeu estudantes do ensino estadual e municipal, autoridades e convidados. Na comemoração conjunta teve ainda,  a solenidade de posse dos novos membros  do Comitê para o mandato (2024-2028) e a inauguração do Parque Temático da Nascente do Córrego Água Franca, construído através do convênio entre a Semarh e a Unirg, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

O secretário da Semarh, Marcello Lelis, considerou que foi um dia muito especial para a política de recursos hídricos, “decidimos descentralizar a Semana Estadual da Água, ir a campo, pegar a estrada, ouvir o povo e levar o Plantando Água aos quatro cantos do Estado, seguindo o exemplo do nosso governador. Começamos na região norte, em Ananás, estamos hoje em Gurupi, na Unirg, onde por meio de convênio, com recursos do Fundo construímos o Parque Temático”

“Celebramos a Semana Estadual da Água em Gurupi com a inauguração do Parque, a posse dos novos membros do Comitê e a segunda visita do projeto Plantando Água, colocando as mãos na terra e literalmente plantando água. Esse é um plantio simbólico, tem a força da educação ambiental, teremos 400 mil mudas/ano produzidas nos quatro viveiros do CRAD, que serão plantadas em volta de nascentes de APP, recuperando 360 ha de vegetação nativa, literalmente plantando águas”, frisou o secretário Marcello Lelis.

O representante da Prefeitura, secretário de Governo de Gurupi, Silvério Filho, enfatizou que, “essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Gurupi é relevante para preservação dos nossos córregos e nossas nascentes, além de contribuir com a questão do clima”.

O presidente da Fundação Unirg, Thiago Miranda, anfitrião na inauguração do Parque Temático, ressaltou que “a parceria com a gestão estadual e municipal foram essenciais à conclusão do projeto de construção do Parque, através do convênio entre a Semarh e a Unirg, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e que tem o objetivo de preservação da nascente do córrego Água Franca e de proporcionar um espaço de estudos e convivência acadêmica”.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Daniella Prudente Vitorino, falou para os alunos que, “vocês moram num município muito importante, Gurupi na verdade é uma grande bacia hidrográfica, nós temos várias nascentes aqui, especialmente de três grandes córregos, o Mutuca, Água Franca e Dois Irmãos; além do Poço do Meio, apesar de não nascer em nosso município. Então sem dúvida precisamos nos empenhar na preservação”.

A presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, doutora Maria Cristina Bueno Coelho, afirmou que, “a gente faz bom uso das mudas de nossos viveiros, a gente consegue recuperar nascentes dos municípios que integram o nosso Comitê, fazemos um trabalho muito interessante de recuperação das nascentes das nossas bacias e hoje recebemos de braços abertos os novos membros, para darmos continuidade ao nosso trabalho”.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, lembrou que o projeto Plantando Água foi lançado na Semana Estadual da Água deste ano e acrescentou que, “nós temos uma parceria muito bem fundamentada, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, representando o Estado do Tocantins, financia os Centros de Recuperação de Área Degradada. Estamos aqui hoje falando do CRAD de Gurupi, que em parceria com a Universidade Federal do Tocantins tem a tecnologia de produção de mudas, e em parceria com dois comitês de Bacias Hidrográficas, o Comitê das Bacias dos rios Santo Antônio e Santa Tereza e o Comitê de Bacia do rio Formoso desenvolve várias ações e um trabalho de campo”.

No evento, os convidados assistiram também a eleição e posse da mesa diretora do Comitê; a assinatura e entrega da Licença Ambiental expedida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi à Fundação Unirg e participaram do Dia de Campo, com o plantio simbólico de mudas de espécies nativas do Cerrado na APP da Nascente do Córrego Água Franca.

Após o encontro, uma comitiva técnica do Estado e municípios visitou o Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) de Gurupi, percorrendo  as instalações dos viveiros de produção das mudas, estendendo a visita ao Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo, ambos na Universidade Federal do Tocantins do município.

este ano, a Semarh optou por descentralizar a Semana Estadual da Água, ir a campo, pegar a estrada, ouvir o povo e levar o Plantando Água

“Realizamos em Gurupi, a segunda visita do Plantando Água, colocamos as mãos na terra, literalmente plantando água”, afirmou o secretário Marcello Lelis

“Temos uma parceria bem fundamentada, a Semarh financia os CRADs e tem a parceria com a UFT-Gurupi e os comitês dos rios Santo Antônio e Santa Tereza e do rio Formoso”, pontuou o diretor Aldo Azevedo

Descerramento da Placa de inauguração do Parque Temático da Nascente do Córrego Água Franca

Posse dos novos membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rios Santo Antônio e Santa Tereza

Entrega da licença ambiental do Parque Temático da Nascente do Córrego Água Franca

Entrega do certificado de Posse aos representantes dos segmentos dos novos membros do Comitê das Bacias Hidrográfica dos rios Santo Antônio e Santa Tereza

Semarh e Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza no Dia de Campo do Plantando Água em Gurupi

O plantio simbólico promove a educação ambiental, serão produzidas 400 mil mudas/ano nos quatro viveiros do CRAD e plantadas para recuperar 360 ha de área de nascentes

Visita ao Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo na UFT-Gurupi

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPresidente Lula anuncia 20 creches, 23 escolas em tempo integral e 40 ônibus para o Tocantins
Próximo artigoSenador Eduardo Gomes discute composição partidária com líderes municipais do Tocantins