Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Viveiro da APA Serra do Lajeado é referência na produção de mudas de árvores nativas do Tocantins
    TOCANTINS

    Viveiro da APA Serra do Lajeado é referência na produção de mudas de árvores nativas do Tocantins

    Por Norte do Tocantins2 de março de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Uma comitiva da cidade de Araguanã visitou as novas instalações do viveiro de mudas nativas da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL). O objetivo da visita foi verificar in loco os passos necessários para implantar uma estrutura semelhante para atender as necessidades do município. Criado em 2019, o viveiro já é referência, graças à sua capacidade de produção e aos resultados obtidos.

    A comitiva foi recebida pela supervisora da APASL, Camilla Muniz, e pela secretária do Meio Ambiente de Lajeado, Lenizia Costa. Camila explica que o viveiro nasceu da necessidade de se produzir mudas suficientes para fazer com que árvores nativas voltassem a compor a paisagem local. ”Graças a doações de materiais, ao trabalho voluntário dos brigadistas e à parceria com a Prefeitura de Lajeado, o viveiro se tornou uma realidade e já está ajudando a reflorestar áreas protegidas do Tocantins”, resume Camilla.

    O prefeito de Aragunã, Max Barbosa, se mostrou satisfeito com o trabalho desenvolvido no viveiro. “A visita ao viveiro de Lajeado foi muito importante, pois nos permitiu avaliar em campo quais os desafios que temos pela frente para implantarmos uma estrutura semelhante, sendo este nosso objetivo”, anunciou o prefeito. Para Max Barbosa, investimentos no viveiro trará, além dos benefícios ambientais, benefício econômico, uma vez que deixará o município mais bem pontuado no ICMS Ecológico.

    Já o secretário de Meio Ambiente do município, Patrick Rangel, explicou que a necessidade de ter o próprio viveiro surgiu a partir do planejamento de algumas ações que o município pretende desenvolver, como o plano de recuperação de áreas degradadas, como no entorno do rio Lontra e do lixão. “Para isso, precisamos ter nosso próprio viveiro”.

    Por fim, a engenheira ambiental Marina Carvalho, que também fez parte da comitiva da Prefeitura de Araguanã, afirmou que a visita técnica ao viveiro também inspirou para realização de várias ações, além de recuperação das áreas degradadas. “A comunidade como um todo também será beneficiada com a doação de mudas, que ajudarão a arborizar mais a cidade”, completou.

    Camilla se mostrou bastante satisfeita com a visita e disse que o viveiro, além dos resultados práticos, como a produção e distribuição de mudas, também tem resultado subjetivo, que é servir de base para que municípios e outras entidades também se tornassem produtores de mudas nativas. “Nosso maior desejo é que árvores nativas voltem a ser vistas em todo o Tocantins”, finalizou a supervisora da APASL.

    #NortedoTocantins #Serra do Lajeado #Viveiro APA
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorImpactos da Pandemia no transporte intermunicipal é tema de reunião entre ATR e empresas
    Próximo artigo Tocantins aprova incentivos fiscais para 3 empresas
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Homem é condenado por perseguição virtual com perfil falso ao atual namorado da ex-companheira

    15 de abril de 2026

    Transparência em emendas parlamentares: MPTO detalha regras de rastreabilidade para Filadélfia e Babaçulândia

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.