A partir desta quarta-feira, 10, os Municípios tocantinenses passam a receber ônibus escolares novos para reforço ao serviço de transporte de alunos residentes na Zona Rural.  A entrega da frota está sendo realizada pelo Governo do Estado, adquirida com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de emendas parlamentares individual e coletivas. Prefeitos agradecem entregas e afirmam que frota nova trazem qualidade e segurança aos alunos.

A ação integra o Programa Caminhos da Escola, do Governo Federal, que está entregando mais de quatro mil ônibus em todo o Brasil, com a meta de renovar a frota escolar no país. Nesta segunda etapa de entrega serão repassados 114 ônibus escolares aos Municípios tocantinenses. Em 2020, a primeira etapa repassou aos entes locais 319 ônibus escolares, totalizando uma frota de 433 veículos, em investimentos na ordem de R$ 86 milhões.

A solenidade de entrega ocorreu nesta quarta-feira, 10, no Palácio Araguaia, em evento restrito, com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do presidente do FNDE, Marcelo Lopes, além do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, entre outras autoridades.

Os demais convidados assistiram a cerimônia pelo canal do Governo do Tocantins no Youtube. Dentre eles o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, que disse que “a entrega dos ônibus é um grande benefício à Educação tocantinense, fortalecendo o Transporte Escolar”. Além do prefeito, demais servidores e gestores municipais expressaram seus agradecimentos no chat do canal.

ATM

O presidente da ATM resumiu os principais benefícios diretos com a nova frota. “Qualidade e segurança aos estudantes da Zona Rural. São veículos novos, modernos, equipados e preparados para transportar os alunos. Quando as aulas tiverem suas rotinas normalizadas, um novo serviço será ofertado. Agradecemos aos governos e parlamentares do Tocantins em Brasília pela iniciativa”, disse Diogo Borges.

Veículos

Segundo o FNDE, os veículos, do tipo Ônibus Escolar Rural – ORE 1, têm capacidade para 29 estudantes sentados e são equipados com Plataforma Elevatória Veicular, do tipo Dispositivo de Poltrona Móvel, destinada aos  estudantes com deficiência para acesso aos ônibus com segurança e autonomia.

Ainda segundo o Fundo, os veículos também possuem porta de lâmina única, com vedação total para entrada de pó e água, o que permite o tráfego em estradas rurais de difícil acesso. Ainda são equipados com um sistema aperfeiçoado de isolamento térmico do motor, o que proporciona a diminuição do calor no interior do veículo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCom a presença do Ministro da Educação, Governo entrega mais 144 veículos para transporte escolar nos municípios tocantinenses
Próximo artigoEm reunião extraordinária vereador Moisemar Marinho vota favorável ao PL das vacinas em Palmas