Foto: Norte do Tocantins

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, acompanhado do vice Wanderlei Barbosa e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), entregaram na manhã desta quarta-feira, 10, mais 144 ônibus escolares para compor a frota do transporte escolar dos 139 municípios tocantinenses. A cerimônia foi a etapa final do programa Toca pra Escola, que já entregou um total de 433 veículos com investimentos no valor de mais de R$ 85 milhões.

O governador Mauro Carlesse ressaltou a importância de investir na educação e afirmou que, mesmo em um atual cenário de pandemia, é preciso se preparar para voltar às aulas no futuro. “Nós não podemos ser um país economicamente rico, mas educacionalmente pobre. Nós temos que inverter essa lógica e investir cada vez mais em educação, e o projeto Toca pra Escola é uma maneira de reafirmar nosso compromisso com a educação, é honrar o dinheiro público, o dinheiro da população. Nós temos ajudado nossos municípios no que é possível e impossível, principalmente no que diz respeito à infraestrutura, à melhoria das estradas, à reforma das pontes, pois logo voltaremos a normalidade e precisamos estar preparados em todos os sentidos”.

Alinhado ao pensamento do governador Mauro Carlesse, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, relembrou que também já foi aluno de escola pública e definiu o momento como esperançoso. “Eu sempre estudei em escola pública. Eu entendo um pouco das dificuldades e entregar, hoje, esses ônibus é não deixar a esperança no futuro morrer. A esperança de que, em breve, todos seremos vacinados e poderemos voltar a estudar, trabalhar e ter uma vida normal”.

Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esporte, Adriana Aguiar, também participou do evento e agradeceu pela aquisição dos veículos em nome de pais e alunos do Estado. “Atualmente, são quase 100 escolas indígenas, escolas no campo e em comunidades quilombolas. Nós precisamos considerar essas distâncias quando pensamos na educação do Tocantins. E agora, esse caminho até a escola será mais confortável e tranquilo graças ao olhar de carinho que o governador Mauro Carlesse tem tido para a educação do Estado. Por isso, eu agradeço em nome de todos os pais e alunos do Estado”, finalizou.  

A entrega das chaves dos veículos foi feita de maneira simbólica ao presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges.

Investimentos

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, expressou sua alegria com o momento e relembrou que ele só foi possível graças ao ajuste fiscal promovido pela atual gestão nos últimos anos. “O exercício mais importante que o Estado teve que fazer, para que esses veículos pudessem ser adquiridos, foi sem dúvidas, ajustar as contas e voltar a se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal, que nos permite fazer esses investimentos e isso para nós é um duplo motivo de felicidade”.

Os veículos foram adquiridos por meio de quatro Termos de Compromissos do Governo do Tocantins com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com recursos de emendas parlamentares.

Participando de maneira remota, o senador Eduardo Gomes comentou a parceria entre os parlamentares tocantinenses e o Governo do Tocantins. “O momento é de esperança para nós, pois mesmo com a pandemia é possível ver que o Tocantins continua crescendo, graças a um trabalho conjunto entre Governo do Tocantins e os parlamentares tocantinenses em Brasília”.

O deputado Federal Carlos Gaguim também participou da cerimônia e reforçou a parceria. “Eu lembro quando o Governador me fez esse pedido dizendo que não queria as crianças do Tocantins indo para escola em cima de caminhão, caminhonete. Eu era filho de caminhoneiro, eu sei como é essa experiência, então me sensibilizei com o pedido e além da emenda conjunta eu me comprometo a disponibilizar de maneira individual mais emendas para a aquisição de veículos escolares”.

Acessibilidade e conforto

Os veículos adquiridos pelo Governo são dos modelos Ore1 e Ore3. que comportam um total de 59 alunos sentados. Todos os ônibus são equipados com dispositivos de acessibilidade e seguem padrões de qualidade e segurança estipulados pelo FNDE, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Além disso, os ônibus contam com porta de lâmina única, que possui vedação total para entrada de pó e água, o que permite o tráfego em estradas rurais de difícil acesso e  contam com um sistema aperfeiçoado de isolamento térmico do motor, o que proporciona a diminuição do calor no interior do veículo.

A aquisição dos ônibus se deu por meio do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares no Brasil e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes.

Profissionais da Educação

Ainda durante o evento, o Ministro da Educação afirmou ter protocolado um pedido, ao Ministério da Saúde, para que os profissionais da educação, como professores, merendeiras e todos os que atuam na linha de frente das escolas, sejam priorizados no recebimento da vacina.

O Ministro informou ainda que foram disponibilizados recursos financeiros para as escolas de todo o país, para a aquisição de álcool em gel, máscaras e outros insumos de biossegurança. Para que, assim, as escolas possam retornar às aulas e garantir a proteção da comunidade escolar.

Participaram do evento também o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), Marcelo Ponte; e de maneira remota, o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCom Comitê de Crise, Governo discute maneira para não sacrificar economia no Tocantins
Próximo artigoPara prefeitos, nova frota de ônibus traz qualidade e segurança ao transporte escolar de estudantes