Foto: Marcos Sandes

Para que o comércio de Araguaína continue funcionando, é necessário que os empresários sigam as medidas de segurança covid-19 e exijam o mesmo compromisso de seus clientes, o que ajuda evitar uma crise ainda maior na saúde. O cumprimento dessas normas está sendo vistoriado por uma equipe de fiscalização integrada, que já interditou mais de 45 estabelecimentos neste ano, sendo as duas academias nessa terça-feira, 16.

Dentre as medidas estabelecidas em decreto pela Prefeitura está o uso obrigatório e correto de máscara em locais de livre acesso, limite máximo interno de uma pessoa a cada 1,5 metro e o reforço da higienização do local. “Observamos, nas academias, que muitas pessoas estavam com a máscara abaixo do nariz e até no queixo, e algumas nem mesmo tinha uma máscara”, afirmou o diretor do Demupe (Departamento de Posturas e Edificações), Nicásio Mourão.

Os dois estabelecimentos interditados terão que assinar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a Prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE) para reabrir, além de manter as portas fechadas por pelo menos três dias. Em caso de reincidência o período de interdição aumenta para cinco dias.

Como denunciar
Essas e outras regras estão valendo por tempo indeterminado, de acordo com o Decreto n° 019/2021, que foi publicado no Diário Oficial do Município nº 2.265. Que traz entre as mudanças um aumento para R$ 1.500 na multa ao comércio que for flagrado não seguindo as normas de segurança.

Caso algum descumprimento seja identificado, a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: (63) 3411.5640 / (63) 99949.5394 / (63) 99972.6133.

Covid-19 ainda em alta
Mesmo a Prefeitura ampliando em 15 o número de leitos de UTI no Município, a taxa de ocupação segue beirando o colapso. O boletim de acompanhamento dos casos de coronavírus em Araguaína, divulgado nessa terça-feira, 16, aponta que a 96% dos leitos dedicado aos casos graves e 76% dos casos moderados estão em uso.

O boletim também registrou duas mortes, uma mulher de 63 e um homem de 82 anos, na segunda-feira, 15, e ainda mais 91 confirmações para covid-19, sendo 55 mulheres e 36 homens. Com esses, o Município chega a 22.602 casos confirmados, sendo desses 915 casos ativos da doença, 21.401 recuperados e 286 óbitos.

Vacinação
A Prefeitura de Araguaína segue vacinando a população em ritmo acelerado e supera o índice de cobertura vacinal brasileiro e mundial. Um a cada 20 araguainenses já recebeu pelo menos uma dose, o que corresponde a 4.92% da população. O número é maior que os 4,23% da população nacional e os 2,97% entre todos os países que tomou o imunizante. Os dados são do sistema Integra Saúde, do Governo do Estado e Our World In Data.

Das 8.710 recebidas para primeira aplicação, somente 10 delas ainda não tinham sido usadas até o último vacinômetro publicado, no dia 12. Já para segunda dose, aplicada após 28 a 90 dias, dependendo do manual do fabricante, foram recebidas 4.670 e aplicadas 2.373. Para solucionar a falta de vacina, o prefeito Wagner Rodrigues aderiu ao consórcio gerenciado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e segue tentando negociar diretamente com os laboratórios. (Marcelo Martin)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorConselheiro do TCE Manoel Pires está internado em observação após sofrer AVC
Próximo artigoIdosos acima de 75 começam a ser imunizados contra covid em Araguaína