Deusiano Amorim

O novo secretário da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, iniciou os trabalhos na Pasta nesta segunda-feira, 4. O secretário é delegado aposentado da Polícia Civil do Tocantins, já atuou como diretor do antigo Sistema Prisional, entre 2003 e 2004, quando a administração ficava à cargo da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e apoiou a criação da estrutura organizacional da Seciju à época.

Neste novo desafio, o secretário fala sobre a gestão à frente da Pasta que envolve a custódia de pessoas privadas de liberdade e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, política de proteção de crianças e adolescentes e área de Direitos Humanos e Procon. “Estamos definindo os passos administrativos para desempenhar as atividades de forma efetiva, além de buscar mais recursos para o desenvolvimento das políticas públicas e ações em todos os setores e adotar as políticas de Governo”, destacou.

Com 32 anos de carreira na Polícia Civil, o delegado respondeu por diversas delegacias especializadas, distritais e do interior, além de presidir o Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins (Sindepol) por nove anos, de 2005 a 2013. Entre 2012 e 2014, Amorim atuou como subsecretário da Segurança Pública e, já em 2018, esteve à frente da Pasta como secretário.

Natural de Aparecida do Rio Negro – TO, o secretário da Seciju tem 57 anos, e iniciou sua educação formal em Tocantinia – TO e cursou o Ensino Superior no município de Gurupi, onde também atuou na Polícia Civil como servidor de carreira.

É advogado formado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), hoje denominada como Faculdade UnirG, e pós-graduado em Planejamento de Segurança Pública pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Além disso, o gestor também tem pós-graduação na área de segurança pública pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). (Lauane dos Santos)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCúpula da Polícia Civil e MP alinham estratégias para investigações das mortes em Miracema
Próximo artigoPrefeitura de Lagoa da Confusão intensifica força-tarefa para ajudar famílias atingidas por inundações em aldeias e assentamentos