Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Mais de 200 produtores rurais venderão ao Compra Direta de Araguaína em 2021
    NORTE

    Mais de 200 produtores rurais venderão ao Compra Direta de Araguaína em 2021

    Por Norte do Tocantins2 de fevereiro de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Mais de 200 produtores rurais venderão ao Compra Direta de Araguaína em 2021/Foto: Marcos Sandes

    O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, lançou nesta segunda-feira, 1ª, o período de aquisição de alimentos do Programa Compra Direta. Nesta edição, que vai de fevereiro a setembro, 213 produtores estão cadastrados para fornecer alimentos da agricultura familiar, dentre frutas, verduras, legumes, grãos, cereais, frango caipira melhorado e mel. Participaram também do evento produtores rurais e representantes de instituições beneficentes.

    “Nós vamos ter um trabalho voltado à agricultura familiar, melhorando o ponto de entrega, contratando mais um agrônomo para apoio no campo, construindo pontes de concreto, destinando máquinas para manutenção das estradas, comprando um caminhão para ajudar no frete e continuando os programas Distribuição de Calcário e o Trator na Roça”, afirmou Wagner.

    Alimentos frescos

    A estimativa é de que mais de 230 toneladas sejam adquiridas e distribuídas gratuitamente para instituições sociais, creches, escolas e associações. “Toda essa alimentação deve atender 23 mil pessoas. Além disso, o programa também valoriza os pequenos produtores cadastrados de toda região, que sem a participação de atravessadores, recebem preços justos pelos seus produtos”, afirmou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Hélter Dantas.

    O Lar de Savanna, que acolhe mulheres e homens em tratamento contra o câncer, é uma das entidades beneficiadas. De acordo com a idealizadora do projeto, Fátima Duarte, são recebidos de 200 a 300 quilos de alimentos por semana. “Nós atendemos 30 pacientes que precisam de uma alimentação balanceada e o que temos aqui é de 1ª qualidade”, contou.

    Valorização do produtor

    Para este ano, Araguaína recebeu aumento de 30% para compra dos produtos em relação a 2020, saltando de R$ 732 mil para R$ 953 mil. O Programa é realizado todos os anos em parceria com o Ministério da Cidadania.  Em 2020, foram compradas 103 toneladas de alimentos de 96 produtores rurais.

    Dentre os beneficiados com recurso está a produtora rural Geralda de Oliveira, de Aragominas, que teve o Compra Direta como umas das principais fontes para escoamento da produção. “Com as feiras fechadas a gente teve dificuldade para vender e nossa cidade não tem o programa. Por isso, andamos 42 km com muita alegria para entregar nossos alimentos”, relatou.

    Também de Aragominas, a produtora Iasmine Araújo entrega mais de 700 quilos de produtos todas as semanas. “Tem sido nossa principal fonte de renda. Aqui temos abóbora, pimentão, jiló, quiabo, limão e beringela”, constatou.

    Assistência na pandemia

    Em 2020, por meio do Programa Compra Direta, a Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) entregou 35.447 quilos de frutas e verduras às famílias carentes e profissionais liberais impossibilitados de exercer suas funções durante a pandemia. Ao todo, foram 1.905 cestas verdes, sendo cada uma com cerca de 18 quilos de hortifruti, como laranja, abóbora, abobrinha, maracujá, mandioca, mamão, feijão, tomate, entre outros produtos.

    Benefício para o produtor

    Antes, o programa contava com cerca de 45% dos fornecedores de Araguaína. Hoje, como resultado de programas como a Distribuição de Calcário e o Trator na Roça, a produção no Município aumentou e passou a contar com 60% dos fornecedores locais. (Marcelo Martin)

    #NortedoTocantins #Venda Direta Prefeitura de Araguaína Wagner Rodrigues
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPrefeitura de Araguaína inicia projeto de testagem para a covid-19 na população
    Próximo artigo Justiça do Tocantins determina a transferência de 270 PMs para Colinas e aquisição de veículos 4×4 para patrulhamento na zona rural  
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.