Foto: Divulgação

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, abre oficialmente nesta segunda-feira, 8, às 14h30, a colheita da safra 2020/2021. O lançamento da colheita será na sede da fazenda Nossa Senhora do Carmo, no município de Porto Nacional. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada de grãos no Tocantins deve ser de 1.609 mil hectares, o que significa um aumento de 3,1% se comparado à safra passada (2019/20). A produção estimada é de 5.781,8 mil toneladas, superando também a safra anterior.

A importância do agronegócio no contexto econômico do Tocantins cresce a cada ano. “Nessa pandemia, o campo não parou. Com as milhares de toneladas de grãos colhidas no Tocantins, produtos e alimentos vão chegar aos mercados nacional e internacional”, afirma o governador Mauro Carlesse, elogiando o setor do agronegócio como motor da economia.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, mostra-se otimista quanto à colheita no Tocantins. “As lavouras apresentam um bom estado de desenvolvimento, com 100% da área semeada. A expectativa geral é de crescimento da área plantada em razão dos altos investimentos dos agricultores em insumos, sementes e ainda a abertura/expansão de novas áreas”, detalha.

Devido à pandemia, o evento de abertura da colheita será restrito aos representantes de entidades de classes de produtores e do setor de agronegócio e à imprensa.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJairo Mariano prestigia eleição e posse dos novos membros do Conselho Empresarial do Turismo
Próximo artigoCovid-19: Governo do Tocantins decide não decretar ponto facultativo no carnaval para evitar aglomerações