No sábado, 06, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) prendeu dois indivíduos, de 43 e 49 anos, na reserva indígena da etnia Xerente, localizada entre os municípios de Tocantínia e Rio Sono, por prática de crime ambiental relativo à extração de madeira.

A equipe do BPMA, após receber denúncia de representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) sobre a ocorrência de crime ambiental na reserva, deslocou até o local, onde flagrou dois indivíduos conduzindo um caminhão e uma motocicleta. Eles estavam ainda de posse de uma arma de fogo e uma motosserra.

Questionados pelos policiais, os suspeitos informaram que haviam sido contratados por um cacique de uma aldeia da região, para que realizassem o transporte de produtos florestais (estacas e pranchas) de dentro da reserva e que seriam vendidos posteriormente. Diante da situação, os sujeitos, bem como os bens localizados foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, em Palmas, onde foram autuados em flagrante por crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais, Código Penal e Estatuto do Desarmamento.

Posteriormente foram conduzidos para a casa de prisão provisória de Palmas, ficando à disposição da justiça. Também foi aplicada uma multa no valor de R$ 1.000,00 pelo porte de motosserra sem registro da autoridade competente. Todos os bens apreendidos ficaram sob a responsabilidade da Polícia Federal, que prosseguirá nas investigações a fim de identificar mais envolvidos nessa prática delituosa, dentro do território indígena.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorComeçam amanhã as inscrições do concurso do Corpo de Bombeiros TO
Próximo artigoPrefeitos do Tocantins são orientados a não realizar festa de Carnaval e coibirem eventos particulares