Divulgação

A demora de parte das prefeituras do Estado em buscar suas respectivas doses da vacina contra Covid-19 e a omissão de alguns municípios na atualização do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) levaram o Ministério Público do Tocantins (MPTO) a promover reunião com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), nesta quinta-feira, 4.

No encontro, o procurador-geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, solicitou ao vice-presidente da ATM, Jocélio Nobre da Silva, que promova uma interlocução junto aos gestores municipais, no sentido de reforçar a necessidade de adoção de medidas imediatas para sanar os problemas apontados pelo MPTO. O PGJ informou que a reunião visa agilizar uma solução. Porém acrescentou que, persistindo as omissões, os gestores poderão ser acionados judicialmente.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) referentes à última quarta-feira, 3, um total de 18 municípios ainda não realizou a retirada das doses da vacina referentes à segunda remessa do governo federal, que foi disponibilizada nos dias 24 e 28 de janeiro.

Sobre a atualização do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, informou sobre a necessidade de transparência no processo de imunização e considerou que o sistema deve ser alimentado em tempo real.

Acerca da vacinação, a coordenadora comentou que, em levantamentos nacionais, o Tocantins vem oscilando entre a última e a penúltima colocação, em termos proporcionais de população vacinada. Acerca disso, disse ser necessário que o Estado aplique as doses que possui, até porque já se aproxima a data da segunda dose da primeira remessa.

Araína Cesárea enumerou os municípios que ainda não foram buscar as doses da segunda remessa, sendo eles: Araguatins, Esperantina, Itaguatins, Sampaio, São Sebastião, Goiatins, Pau D’Arco, Presidente Kennedy, Santa Maria, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Rio dos Bois, Tocantínia, Ponte Alta do Tocantins, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Rio da Conceição e Taipas.

Em resposta, o vice-presidente da ATM informou que contatará todos os prefeitos associados, priorizando aqueles que se encontram em situação de pendência.

Aulas

Aproveitando a presença do representante da ATM, foi colocado em discussão o retorno gradativo das aulas presenciais, facultado às gestões municipais em decreto expedido pelo Governo do Estado. O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, reforçou a necessidade de os municípios se planejarem para que esse retorno ocorra com segurança, observando-se as normas sanitárias – em especial o Decreto Estadual nº 6211 e a Portaria nº 185. (Flávio Herculano)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAyres recebe vereadores de Dianópolis que apresentam demandas do município
Próximo artigoPrefeitos da região norte do Tocantins comemoram início das obras do Hospital Geral de Araguaína