A situação precária do Hospital Regional de Augustinópolis (HRA) e a reforma em andamento para melhorar as estruturas funcionais levaram à direção à necessidade da transferência dos serviços hospitalares para Araguatins, distante 30 quilômetros de Augustinópolis em caráter provisório. Já definido em uma audiência pública dia 18/12/13 em Augustinópolis.

O diretor geral do HRA, Alberto Gomes explica que os serviços obstétrico e pediátrico funcionarão a partir do próximo dia 10 no hospital Nossa Senhora Aparecida e os serviços ortopedia e cirurgias gerais serão realizadas no Hospital Municipal de Araguatins.

Em Augustinópolis permanecerão a clinica médica, que já funciona nas antigas instalações do Augustu’s Hotel e o ambulatório de especialidades continuará no prédio principal, mesmo estando em reformas.

O diretor frisa a importância da conscientização da sociedade do Bico do Papagaio nesse processo. “Os transtornos nesse momento são inevitáveis, porém necessário para garantir uma saúde de qualidade a população dessa região”, destaca.

O novo hospital terá 200 leitos, portanto um aumento de 87% em relação a atual estrutura. Além disso, o estabelecimento passará a oferecer procedimentos de alta complexidade, disponibilizando atendimentos que hoje não são possíveis de se realizar no local. A área total do novo hospital será de 4.595m² e o número de médicos que atenderão no local será de 72. Um investimento de cerca de R$ 13 milhões, beneficiando os 25 municípios que formam a região do Bico.

Conforme o diretor do Hospital a previsão de voltar todos os atendimentos à cidade de Augustinópolis está previsto para outubro. Durante este período o estado disponibilizará carro para o translado dos funcionários de uma cidade para outra. Com a reinauguração do HRA o município de Araguatins permanecerá com os equipamentos transferidos e serão adquiridos novos equipamentos para a nova estrutura hospitalar, ficando assim dois hospitais na região.

Outra beneficio já em funcionamento para região é Hospital Municipal de Axixá inaugurado recentemente com possibilidade de atendimentos de cirurgias eletivas a partir de março. O prefeito Auri- Wulange colocou a estrutura a disposição do estado. Para Alberto isso só vem a somar com a melhoria de um atendimento de qualidade para a população da região.

(Paulo Palmares)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPM prende três em Araguatins por porte de entorpecentes
Próximo artigo“Os problemas se agravam a cada dia”, diz Josi sobre a atual Governo de Siqueira Campos