Na manhã desta terça-feira, 28, aconteceu no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a cerimônia de abertura do Projeto Rondon Operação Portal da Amazônia, onde reuniu várias pessoas, dentre elas o presidente da Câmara de Vereadores e representante do Governo Municipal, Zullias Amoury; professor da FUMEC de Minas Gerais, Jorge Tadeu; professor da UCBD de Mato Grosso do Sul, Fernando Magalhães; diversoso sercretários municipais; representante da Polícia Militar, tenente Braga Filho e comunidade em geral.

Acadêmicos e professores universitários trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar do povo tocantinopolino. Eles participam do Projeto Rondon, uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que realiza a capacitação de agentes multiplicadores de comunidades, em vários locais do município. O Projeto Rondon tem apoio da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis e de todas as secretárias municipais, das quais estão empenhadas e compromissadas com a realização desta ação em nossa cidade.

Entre os dias 28 de janeiro a 08 de fevereiro, os universitários realizarão diversas palestras e oficinas sobre os temas de comunicação, saúde, lazer, esporte, educação, meio ambiente, trabalho, direitos humanos e justiça. Os estudantes irão trabalhar, com funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde, lideranças locais e comunidade em geral, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos pelos estudantes.

Em Tocantinópolis trabalharão 20 voluntários de duas diferentes instituições de ensino superior, que são: Universidade Católica Dom Bosco de Mato Grosso do Sul (UCDB) e a Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura de Belo Horizonte (FUMEC). A intenção das instituições é fazer com que, desde o primeiro momento, as equipes aprendam a trocar experiências e informações, de modo a integrar sua forma de atuação.

O Projeto Rondon proporciona o intercâmbio dos futuros profissionais com uma realidade distinta daquela existente nos seus municípios de origem, oferecendo aos estudantes oportunidades de crescimento pessoal e de incremento da consciência cidadã, ao mesmo tempo em que contribui para a solução dos problemas sociais da comunidade atendida, formulando políticas públicas locais, participativas e emancipadoras.

Segundo o prefeito Fabion Gomes, o município de Tocantinópolis está à inteira disposição de todos os rondonistas. “Estamos sempre inovando, apoiando e trazendo novas ferramentas de conhecimento para a nossa cidade. Todos vocês são bem vindos, sintam-se acolhidos. Com certeza o Projeto Rondon será bem aceito pela população, que estará marcando presença em todas as ações”, comentou o prefeito aos universitários.

A Prefeitura de Tocantinópolis é um importante ator na realização das operações do Projeto Rondon. O interesse, a participação e o engajamento do prefeito e seus representantes constituem fatores determinantes na seleção do município e no sucesso das ações e do trabalho dos rondonistas.

(Assessoria)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGanhador do falso prémio da mega sena de R$ 73 milhões se entrega a PF
Próximo artigoHomicídio que chocou Guaraí vai a júri popular depois de 22 anos de espera