maraba-pa
maraba-pa
maraba-pa

Moradores do município de Parauapebas-PA, sofrem com a ameaça de erosão nos terrenos onde várias famílias têm construído suas casas. De acordo com a Defesa Civil, existem 13 áreas de risco na cidade, sobretudo nas construções erguidas sobre morros ou à margem de rios que cortam Parauapebas.

Há pouco mais de 3 meses, 600 famílias foram retiradas do morro Alto Bonito e cadastradas nos programas habitacionais. Mas ainda existem duas mil famílias, um total de nove mil pessoas vivendo nessas áreas de risco.

Em Marabá, casas localizadas em um dos bairros mais antigos da cidade estão ameaçadas pela erosão. Os moradores estão preocupados, já que o terreno está cedendo e as casas oferecem risco. Em algumas delas, o quintal nem existe mais.

Pessoas que moram próximas à orla da Velha Marabá dizem que a culpa é das máquinas usadas para retirar a areia do rio, e que aguardam ação de retirada das famílias pela prefeitura.

A Secretaria de Meio Ambiente de Marabá informou que fiscaliza a atuação das máquinas que fazem a retirada de areia e que existe um limite até onde elas são autorizadas a fazer o trabalho. Em relação ao terreno, a prefeitura diz que está elaborando um projeto para recuperação da área onde estão localizadas as casas. (G1)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProcurado pela justiça do Pará, Joaquim Preto foi preso em Araguatins
Próximo artigoEm Tocantinópolis fraude milionária contra a Caixa causa rombo em cerca de R$ 73 milhões