Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Em grande reunião com ministros em Brasília, Wanderlei Barbosa discute ações conjuntas para o combate aos incêndios que devastam o País
    TOCANTINS

    Em grande reunião com ministros em Brasília, Wanderlei Barbosa discute ações conjuntas para o combate aos incêndios que devastam o País

    Por Norte do Tocantins20 de setembro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Foto: Governo do TO

    O governador Wanderlei Barbosa participou, nesta quinta-feira, 19, de uma reunião presidida pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que reuniu nove governadores para discutir as queimadas que afetam várias regiões do Brasil. O encontro contou também com a presença de ministros e representantes das pastas da Justiça, Meio Ambiente, Integração e Desenvolvimento Regional, e Relações Institucionais.

    Foto: Governo do TO

    O principal objetivo da reunião foi ouvir as demandas dos governadores para combater os incêndios que devastam o país. O Tocantins apresentou as medidas que já está adotando, incluindo duas ações principais em andamento: a mobilização de uma força-tarefa organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em colaboração com os prefeitos das cidades mais afetadas, para fornecer apoio emergencial às populações em situação crítica; e o reforço nas ações repressivas pela Polícia Militar e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com ênfase na prevenção e combate aos incêndios criminosos.

    Durante o encontro, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da união entre os estados e o Governo Federal para enfrentar essa situação ambiental. “Estou participando de uma importante reunião com governadores dos Consórcios da Amazônia e Brasil Central, juntamente com ministros do Governo Federal, em busca de soluções concretas para reduzir os focos de incêndio que estão afetando diversas regiões do país. Nossa prioridade é encontrar alternativas eficazes para proteger o meio ambiente e as populações impactadas, trabalhando de forma integrada e coordenada para enfrentar essa crise que atinge o território nacional”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.

    Estiveram presentes acompanhando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, o secretário da Casa Civil, Deocleciano Gomes e o secretário de Representação do Estado do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior.

    Iniciativas do Governo Federal

    Durante a reunião, uma das medidas destacadas foi a assinatura de um decreto que cria o Comitê Interinstitucional de Gestão e o Comitê Executivo, no âmbito do Pacto pela Transformação Ecológica, que une os três poderes do Estado brasileiro. Este pacto, instituído recentemente no Palácio do Planalto, tem como objetivo promover a cooperação entre as esferas de Governo.

    O Governo Federal planeja criar um fundo específico para a gestão de recursos voltados à biomas como a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal. A iniciativa visa facilitar a doação de recursos estrangeiros para projetos ambientais. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu com chefes dos demais poderes nesta terça-feira, 17, e definiu uma série de medidas, entre as quais, a publicação de uma medida provisória (MP) para abrir um crédito extraordinário de R$ 514 milhões, destinado a diversos órgãos responsáveis por enfrentar a crise climática.

    Situação das queimadas no Tocantins

    Segundo o boletim mais recente do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), com dados coletados entre os dias 10 e 16 de setembro de 2024, o Tocantins registrou 13.448 focos de queimadas. Os municípios mais afetados são Lagoa da Confusão (353 focos), Pium (187), Formoso do Araguaia (225), Miracema do Tocantins (83) e Mateiros (46).

    DESTAQUE
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorCarlos Gaguim apresenta Projeto de Lei para fortalecer a atuação dos Técnicos em Administração
    Próximo artigo No STF, Governo do Tocantins evidencia gravidade dos incêndios em áreas federais da Ilha do Bananal
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa destaca potencial energético do Tocantins em painel realizado em Lisboa

    2 de junho de 2026

    CNJ revoga liminar e autoriza a retomada do concurso para juiz substituto do TJTO

    2 de junho de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.