Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Governador Wanderlei Barbosa vai implantar sistema informatizado nos serviços de saúde de todo o Tocantins
    NORTE

    Governador Wanderlei Barbosa vai implantar sistema informatizado nos serviços de saúde de todo o Tocantins

    Por Norte do Tocantins6 de setembro de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Foto: Govwernador no Hospital de Pedro Afonso / Foto: Esequias Araújo

    Em agenda em Pedro Afonso, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, fez uma visita ao Hospital Regional da cidade (HRPA), na terça-feira, 5, que agora conta com a implantação do prontuário eletrônico. Esta unidade torna-se pioneira no Estado ao adotar a tecnologia do Sistema SX, desenvolvida pela empresa Salux Technology. 

    A implementação do prontuário eletrônico tem como objetivo integrar e monitorar os serviços hospitalares, abrangendo todas as fases, desde o atendimento inicial até a alta do paciente, com o intuito de aprimorar a qualidade dos cuidados prestados.

    Wanderlei Barbosa afirmou, em visita à unidade hospitalar, que o sistema vai revolucionar a saúde do Estado e lembrou que a digitalização e a busca de recursos tecnológicos são pautas presentes em sua gestão. “Eu fico feliz com essa iniciativa, pois tenho orientado a nossa gestão em investir em tecnologia. Este é o primeiro hospital do Estado que recebe todo o serviço eletrônico, com um prontuário totalmente digitalizado. Os próprios funcionários afirmam que o sistema é muito bom, agiliza o serviço, diminui a espera e com as filas e os papeis”, expressou o Governador.

    Como funciona o sistema

    O sistema oferece a vantagem de um prontuário único para cada paciente, eliminando a necessidade de registro em papel e garantindo que todas as informações estejam disponíveis de forma contínua. Mesmo em casos de transferência para outros hospitais, o prontuário eletrônico acompanha o paciente, permitindo que a equipe assistencial da nova unidade tenha acesso completo ao histórico do tratamento. Além disso, o sistema padroniza e otimiza a gestão de recursos, proporcionando maior eficiência nos processos administrativos e, consequentemente, aprimorando a qualidade dos serviços de saúde prestados. 

    Ainda por meio dele, é possível planejar e gerenciar de forma mais eficaz a aquisição e o uso de insumos, medicamentos, materiais, próteses e recursos para o centro cirúrgico. “O paciente vai ter o histórico dele em Pedro Afonso e em qualquer lugar que ele for transferido, por exemplo. Então todo o sistema de saúde pública vai contar com esse prontuário do paciente, independentemente de onde ele estiver”, explicou o secretário interino da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Paulo César Benfica Filho.

    Compromissado com o investimento em tecnologia, o governador Wanderlei Barbosa também pontuou sobre as questões ambientais com os sistemas digitalizados, uma vez que além de facilitar o serviço na rede pública de saúde, possibilita aplicação de práticas sustentáveis nas unidades hospitalares. “Nós queremos retirar o papel de circulação e informatizar, para dar aos nossos servidores mais agilidade. Com a diminuição de papel, podemos contribuir com o meio ambiente e ainda com toda a população, uma vez que eles serão os mais beneficiados com os prontuários digitais”, afirmou o gestor. 

    Por fim, o titular interino da Saúde pontuou que a digitalização é uma conquista histórica para o Estado. “A ideia é que até dezembro se conclua todo esse trabalho nas unidades do Estado do Tocantins. Esse sistema representa uma briga histórica de 10 anos, no qual o Estado não conseguia ter a gestão hospitalar de maneira tecnológica, ou seja, com um prontuário eletrônico único”, finalizou Paulo César. 

    Todas as unidades hospitalares do Estado estão programadas para receber treinamento visando capacitar seus profissionais e oferecer suporte para a implementação do novo sistema. O Hospital Regional de Araguaína (HRA), o Hospital Regional de Xambioá (HRX), o Hospital Regional de Arapoema e o Hospital Regional de Guaraí (HRGUA) já concluíram a instalação em sua infraestrutura. Além disso, a instalação do sistema está planejada para outros 12 hospitais.

    Visita nas instalações do HRPA

    Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa, além de conhecer o painel de sistema do novo prontuário digital, acompanhou a equipe do Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA) em uma breve vistoria nos espaços internos da unidade de saúde. Durante a visita, o governador visitou pacientes que haviam feito cirurgias eletivas, entre eles a estudante Larissa Brito, que realizou um procedimento bem sucedido de cauterização de uma ferida. “O processo foi ótimo, todos foram bem atenciosos, cautelosos e humanos. O melhor foi que sou daqui e não precisei sair da minha cidade”, ressaltou. 

    O Hospital Regional de Pedro Afonso é uma unidade de Porte I com 32 leitos, sendo referência para 164.491 pessoas. No primeiro quadrimestre de 2023 houve uma produção hospitalar em 11.167 atendimentos. A unidade conta com especialidades como: Enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição, odontologia, Assistente Social, Clínica Geral, cirurgia geral, ginecologista/obstetra,pediatra e ortopedia. Além de serviços de radiografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, laboratório.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorDeputada Vanda apresenta anteprojeto de lei para comunicação obrigatória de casos de violência contra a mulher dentro de condomínios
    Próximo artigo Ausência de transparência em licitações leva MPTO a expedir recomendação ao prefeito de Palmeirante
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    “Temos uma missão pela educação”: Em reunião com professores de Araguaína, Marcus Marcelo reforça parceria com Fábio Vaz

    7 de junho de 2026

    Jovem de São Félix é campeão pelo Atlético de Madrid em torneio na Espanha

    7 de junho de 2026

    Coordenadora escolar morre em grave acidente entre caminhonetes na zona rural de Formoso do Araguaia

    7 de junho de 2026

    Com agenda ativa em Palmas, Tiago Dimas fortalece diálogo com lideranças locais

    7 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.