Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Ministério Público denuncia associação criminosa de hackers que atuava na região do Bico do Papagaio
    NORTE

    Ministério Público denuncia associação criminosa de hackers que atuava na região do Bico do Papagaio

    Por Norte do Tocantins15 de dezembro de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Ministério Público
    O Ministério Público do Tocantins (MPTO) apresentou denúncia contra 11 pessoas suspeitas de integrar organização criminosa que aplicava golpes cibernéticos na região do Bico do Papagaio, no Norte do Tocantins. Os autores foram localizados em diversas cidades dos estados do Tocantins, Maranhão, Goiás, Pará, Santa Catarina e Mato Grosso.
    A denúncia, de autoria da 1ª Promotoria de Justiça de Augustinópolis, é fruto das operações “Cracker”, “Backdoor” e “Dr. Cross”, deflagradas pelo Departamento da Polícia Federal de Araguaína com o objetivo de reprimir a prática de crimes cibernéticos no Tocantins.
    De acordo com o promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida, responsável pelo caso, a associação criminosa aplicava os golpes utilizando-se de uma série de pessoas, que desempenhavam funções diferentes na organização.
    A prática consistia em criar sites falsos, similares às principais empresas de comércio virtual (Casas Bahia, Americanas, Submarino, Ponto Frio, etc), oferecendo produtos a valores bem abaixo do “preço de mercado”. Na sequência, os links dos produtos eram disseminados via aplicativos de mensagem (WhatsApp, Telegram e Skype, por exemplo) e anúncios no Facebook para impulsionar a quantidade de acessos.
    As vítimas, acreditando estarem em um site de empresas respeitáveis e conhecidas, realizavam compras dos produtos anunciados. Contudo, elas eram lesadas duas vezes. Uma por pagarem por algo que não receberiam e, segundo, por terem seus dados bancários furtados e enviados para uma conta de e-mail indicada pelos criminosos. Esse esquema funcionava tanto em compras por boletos quanto em compras realizadas por cartão de crédito, sendo seus dados vendidos posteriormente.
    Diante dos fatos, o Ministério Público do Tocantins denunciou Thiago de Souza Mendes, Romário Santos de Souza, Tales Vieira Querido, Wdierlison Costa Macedo, Denilson Alves de Sousa, Thallisson Sousa Silva, Ivanilson Oliveira Rodrigues, Rodrigo Pereira Queiroz, Rogério Custódio Dias, Israel Flores Machado e Thiago José Maia Salgado pela prática dos crimes de  “associação criminosa” e “invasão de dispositivo informativo majorado”, respectivamente tipificados pelo art. 288, caput; e art. 154-A, §4º, ambos do Código Penal, em suas formas consumadas (CP, art. 14, inc. I).
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorCompetições de futsal, futevôlei e motocross agitam o calendário esportivo do Tocantins
    Próximo artigo Prefeitura de Palmas faz mudança em linha de coletivo e passageiros precisam caminhar mais de 2 km para pegar ônibus
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.