Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Cristalândia retoma evento tradicional, a ‘Festa dos Velhos’, e mais de 7 mil pessoas se divertiram no ritmo do forró pé de serra
    TOCANTINS

    Cristalândia retoma evento tradicional, a ‘Festa dos Velhos’, e mais de 7 mil pessoas se divertiram no ritmo do forró pé de serra

    Por Norte do Tocantins24 de maio de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    A cidade de Cristalândia viveu a retomada de sua festa mais tradicional, a Festa dos Velhos, no último sábado, 21, uma manifestação cultural fruto da mobilização popular que já tem 41 edições realizadas. E, com investimentos da Prefeitura Municipal da cidade, em 2022 entrou para a história pela proporção: foram mais de 7 mil pessoas celebrando a retomada de eventos após dois anos de pandemia, numa estrutura especialmente preparada pelo Município no setor Andrelina. Com a animação de 12 sanfoneiros e a banda Capim do Cerrado, a festa se estendeu até a manhã de domingo, 22, no mesmo ritmo, o forró pé de serra.

    O governador Wanderlei Barbosa, a senadora Kátia Abreu, a deputada federal Dulce Miranda e os deputados estaduais Nilton Franco, Ivory de Lira e Claúdia Lélis marcaram presença na festa.

    “Hoje estamos festejando a vida, o amor, celebrando nossa cultura. Investimos nessa estrutura, nessa programação tão especial, porque sabemos a importância que é a tradição para nossa cidade. E o resultado do empenho de toda a equipe da Prefeitura é esse grande evento que proporciona não só a diversão, mas também o incentivo na economia local”, destacou o prefeito Big Jow, se referindo ao incremento na rede hoteleira local que esteve totalmente ocupada desde a sexta que antecedeu a festa; a comercialização de alimentos e bebidas no ambiente da festa pelos 34 barraqueiros, além do comércio em geral que recebeu os visitantes, vindos inclusive de outros estados.

    O comerciante Raimundo Nonato Catuário foi um dos barraqueiros da Festa dos Velhos com a ‘Barraca do Nonato’ e fez questão de elogiar o trabalho da gestão municipal. “Muito boa, tudo muito organizado. Todo ano a festa vem até mim, já que moro aqui, mas este ano ela veio boa demais. Vendi tudo. Tenho que fazer o balanço, mas acho que o lucro vai ser muito bom”, disse.

    Criada ainda nos anos 1980, a festa teve como o primeiro tocador, o senhor Senhor Rosinha, que aos 73 anos abriu a programação na edição 2022. Ao relembrar aquela primeira edição, quando um grupo de amigos se viu impedido de participar da Festa dos Velhos ‘dos ricos’, e resolveu criar a sua própria festa, ele conta: “toquei a noite inteira sem parar, das 10 da noite até o outro dia. Quando a gente viu o povo da festa dos ricos já estava era na nossa festa que tava bem mais animada (rs)”.  Senhor Rosinha apresentou sua composição ‘Cristalândia’ na abertura do evento.

    Estrutura

    A Praça do setor Andrelina, que abriga a Festa dos Velhos desde os anos 80, recebeu em 2022 uma estrutura especialmente preparada para o evento, mas, que deixará benefícios definitivos, como os banheiros – feminino e masculino – instalados ao lado da Praça.  A iluminação especial utilizou 14 refletores de led, e foram instaladas lixeiras em todo o ambiente, além de 10 tendas para abrigar os comerciantes presentes no evento. Os 34 barraqueiros do espaço da festa receberam kit de identificação e camiseta padronizada. No local foram comercializados desde a quinta, 19, a tradicional cerveja gelada e seus acompanhamentos, delícias como tapiocas, caldos, escondidinhos, pastel entre outras porções diversas.

    #NortedoTocantins Norte TOCANTINS
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorGovernador Wanderlei Barbosa assina ordem de serviço de R$ 29,8 milhões para obra de asfalto entre Itacajá e Itapiratins; ‘momento histórico, uma demanda de décadas’, diz prefeita   
    Próximo artigo Primeira sede do Governo do Tocantins vai ganhar anexo para abrigar acervo museal
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa destaca potencial energético do Tocantins em painel realizado em Lisboa

    2 de junho de 2026

    CNJ revoga liminar e autoriza a retomada do concurso para juiz substituto do TJTO

    2 de junho de 2026

    TCE fiscaliza hospitais municipais de Silvanópolis e Brejinho de Nazaré em novas ações do TCE de Olho

    1 de junho de 2026

    Tocantins lidera ranking de Educação no Norte e registra 3º maior crescimento do país nos últimos três anos

    1 de junho de 2026

    Tocantins conquista Prêmio Nacional pela 3ª vez consecutiva e reforça destaque em transparência fiscal

    1 de junho de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.