Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » No Tocantins, custas de cartório poderão ser isentas para integrantes de movimentos pela moradia
    TOCANTINS

    No Tocantins, custas de cartório poderão ser isentas para integrantes de movimentos pela moradia

    Por Norte do Tocantins27 de outubro de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    ALETO

    Primeiro registro de imóvel com isenção de custas foi o Projeto de Lei do deputado estadual Zé Roberto (PT) aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), nesta terça-feira, 26, altera a Lei nº 3.228 de 2017 e agora aguarda a sanção do governo para que os movimentos sociais tocantinenses tenham acesso ao que estabelece a nova lei, que é a isenção dos valores a pagar em cartório e assim, facilitar o acesso à moradia popular no estado.

    O novo texto aprovado isenta de custas e emolumentos, junto às serventias extrajudiciais do Tocantins, o primeiro registro de títulos de legitimação de posse e de título de propriedade de imóvel, estendendo-se aos movimentos sociais de luta pela moradia.

    O deputado comemorou a aprovação e avaliou que os grandes beneficiários são os cidadãos e cidadãs do estado, que buscam o direito à moradia. “Registro gratuito é uma vitória, pois pagar o valor é muito caro e inviabiliza a moradia popular. É uma grande vitória da nossa atuação. Estamos lutando há 50 dias para aprovar e agora conseguimos. É uma vitória dos movimentos sociais e de todo povo tocantinense”, disse Zé Roberto.

    De acordo com o parlamentar a aprovação na Aleto “é uma correção de Leis aprovadas no passado e agora possibilitar que as entidades organizadoras e movimentos sociais, que recebem área de doação para construir suas moradias, tenham condições reais”.

    Ele lembrou ainda que o valor cobrado para registrar o terreno, em alguns casos, chega a ser maior que o da casa. “Como que uma família baixa renda iria ter condições de pagar a taxa de cartório?”, perguntou o deputado ao alertar que os valores em Palmas, por exemplo, chegam ao montante de R$ 1,5 milhões em alguns terrenos.

    #cartório #lutapelamoradia #NortedoTocantins ALETO Assembleia Legislativa TOCANTINS Zé Roberto
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorATM e RGB realizam Seminário sobre Governança Municipal em novembro, com a presença de ministros da CGU e do TCU
    Próximo artigo Diário oficial traz nomeação de Jairo Mariano para comandar a Sefaz e Antônio Barbosa a Casa Militar
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Homem é condenado por perseguição virtual com perfil falso ao atual namorado da ex-companheira

    15 de abril de 2026

    Transparência em emendas parlamentares: MPTO detalha regras de rastreabilidade para Filadélfia e Babaçulândia

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.