Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Conselheiros tutelares vinculados a comarca de Itaguatins  recebem curso de capacitação
    NORTE

    Conselheiros tutelares vinculados a comarca de Itaguatins  recebem curso de capacitação

    By Norte do Tocantins4 de outubro de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça de Itaguatins, iniciou nesta sexta-feira, 1º, curso de capacitação com os conselheiros tutelares e membros da Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios que integram a comarca de Itaguatins.

    A formação, destinada aos membros da Rede e conselheiros tutelares dos municípios de Axixá do Tocantins, Itaguatins, Maurilândia do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins, vai até domingo, 3, e acontece no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) deste município. Tem como finalidade promover a troca de informações e conhecimentos para a atuação articulada e harmônica dos órgãos, de modo a garantir o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes de toda a comarca.

    O promotor de Justiça de Itaguatins, Elizon Medrado, explica que o curso é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público e os prefeitos das referidas cidades. “A capacitação é resultado da necessidade de atualização dos conselheiros tutelares, pois surgem muitas dúvidas no dia a dia quanto à atuação deles na área. Tendo em vista que a responsabilidade pela estruturação dos Conselhos Tutelares é dos municípios, firmei o TAC para garantir o custeio das despesas para realização do curso. Em setembro já havíamos organizado a capacitação dos conselheiros tutelares da comarca de Augustinópolis”, conta.

    A capacitação está sendo ministrada pela analista ministerial do MPTO Sílvia Maria Albuquerque Soares, que trabalha no Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), que fala sobre sua expectativa quanto ao aproveitamento dos participantes. “A intenção que os conselheiros e membros da rede compreendam as atribuições do conselho tutelar para que a Rede possa atuar de forma articulada, cada um dentro de sua competência, diminuindo assim o repasse de demandas ao Ministério Público, porque muitas vezes o conselho tutelar ou a própria Rede desconhece seu papel. Então, quanto mais capacitado é o conselho, mais forte e  resolutivo ele se torna”, ressalta.

    Curso

    Durante os três encontros, o curso abordará os seguintes conteúdos: atribuições do Conselho Tutelar; aplicação da medida de proteção e o seu acompanhamento; convivência familiar e comunitária e o acolhimento institucional e familiar; atuação resolutiva do Conselho Tutelar e sua relação com as políticas públicas e o orçamento público; escuta especializada; evasão escolar no contexto pandemia; medidas socioeducativas e medidas protetivas; crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, dentre outros temas.

    #AxixádoTocantins #CentrodeReferênciadeAssistênciaSocial #Conselhotutelar #MaurilândiadoTocantins #NortedoTocantins #Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente #SãoMigueldoTocantins #SítioNovodoTocantins Cras Itaguatins Ministério Público MPTO TOCANTINS
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleInscrição para vestibular de Medicina em Paraíso do Tocantins encerra nesta quarta-feira
    Next Article MP pede prisão preventiva de suspeito de tentar matar 2 pessoas a facadas e perseguir vítima até a delegacia   
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    Representando Atos Gomes, Paulanne Barbosa participa do “Elas com Ricardo Ayres” em Palmas

    3 de setembro de 2026

    Gaeco desarticula esquema criminoso e leva 15 integrantes do PCC à condenação no Tocantins

    3 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.