Bolsonaro e Lula/LULA MARQUES/ AGÊNCIA PT E GABRIELA KOROSSY/ CÂMARA DOS DEPUTADOS

Pesquisa de intenção de voto realizada de 16 a 20 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios e divulgada na quarta-feira, 22, indica o ex-presidente Lula (PT) com mais de 25 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na corrida para a Presidência da República em 2022.

Em ambos os cenários, Lula tem mais intenções de voto do que todos os outros possíveis candidatos somados.

A pesquisa aponta Lula com 48% das intenções de votos, contra 23% de Bolsonaro e 8% de Ciro Gomes (PDT). João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) são citados por 3% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 10%. Ao todo, 4% não sabem ou preferiram não responder. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

A pesquisa é do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), fundada nesse ano de 2021, apesar de se autodenominar “instituto”. O comando do empreendimento é de executivos ligados ao antigo Ibope, que fechou as portas em janeiro de 2021.

De acordo com o Ipec, Lula têm 11 pontos percentuais a mais do que a soma de seus possíveis adversários, o que o levaria a vencer no 1º turno se as eleições fossem hoje.

Na pergunta espontânea de votos, que não apresenta o nome dos candidatos, Lula manteve os mesmos 38% de junho. Bolsonaro subiu de 20% para 21%, enquanto Ciro é lembrado por 2% dos eleitores. Um terço dos entrevistados não menciona qualquer candidato.

O Ipec entrevistou 2002 pessoas entre os dias 16 e 20 de setembro. O índice de confiança utilizado é de 95%, segundo o próprio Ipec. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPedreiro é preso no Norte após anunciar venda na internet de geladeira portátil, objetos de alpinismo e outros produtos furtados da casa do ex-patrão  
Próximo artigoPré-candidato na prévia do PSDB, Doria defende seus projetos em encontro com tucanos do Tocantins