Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Doses de vacina contra febre aftosa doadas pelo Governo do Tocantins são entregues às comunidades quilombolas
    TOCANTINS

    Doses de vacina contra febre aftosa doadas pelo Governo do Tocantins são entregues às comunidades quilombolas

    Por Norte do Tocantins12 de maio de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Foto: Governo do Tocantins

    As doses de vacina contra febre aftosa doadas pelo Governo do Tocantins às comunidades quilombolas e indígenas começaram a ser entregues nesta semana pela da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Os primeiros municípios a receberam foram Santa Tereza e Mateiros. A vacinação dos bovídeos (bovinos e bubalinos) é realizada de forma oficial pelos técnicos da Agência nas propriedades rurais.

    A comunidade quilombola de Barra da Aroeira, no município de Santa Tereza recebeu 200 doses. As comunidades Mumbuca, Carrapato, Rio Novo, Boa Esperança, Formiga e Ambrósio, ambas no município de Mateiros foram contempladas com 210 doses que serão dividas entre os produtores rurais mais carentes e aqueles que possuem o menor número de bovídeos (bovinos e bubalinos).

    “Nossa meta é vacinar todo o rebanho de bovídeos no Tocantins contra a febre aftosa, e sabemos que existem pequenos produtores rurais que não têm a condição de adquirir doses da vacina para imunizar seus animais, por isso, o Governo está priorizando a distribuição às pessoas mais carentes dentro das comunidades quilombolas e indígenas,” ressaltou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

    Segundo o fiscal de defesa agropecuária, Geroilton Ribeiro que atua na Unidade Local da Adapec de Materios, as vacinas que chegaram ao município já começaram a ser aplicadas. “Na terça-feira, 11, iniciamos a vacinação contra febre aftosa nos bovinos dos pequenos produtores rurais da comunidade quilombola do Carrapato e nos próximos dias estamos agendando e vacinando animais nas demais comunidades,” relatou.

    Por ser uma vacinação oficial, não há a necessidade destes beneficiados fazerem a declaração, uma vez que os técnicos já preenchem no ato a carta-aviso.

    Campanha contra aftosa

    A primeira etapa da campanha contra febre aftosa teve início no dia 1º e segue até 31 de maio, sendo que nesta etapa todo o rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos), indiferentemente da faixa etária, devem ser vacinados. A estimativa é que sejam vacinados mais de 9 milhões de cabeças, distribuídas em mais de 56 mil propriedades. Já o prazo de declaração da vacinação foi estendido até o dia 10 de julho, em virtude da pandemia.

    A vacinação contra aftosa é obrigatória e a legislação prevê multa para quem deixar de vacinar, sendo de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorConcurso Miss Brasil tem representante de Palmas
    Próximo artigo Dia do Enfermeiro celebrado nesta quarta, 12, relembra a importância da profissão na rede de Palmas
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Homem é condenado por perseguição virtual com perfil falso ao atual namorado da ex-companheira

    15 de abril de 2026

    Transparência em emendas parlamentares: MPTO detalha regras de rastreabilidade para Filadélfia e Babaçulândia

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.