Foto: Semus

Nesta quarta-feira, 12, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, uma profissão essencial e atuante na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Na rede municipal são 255 profissionais trabalhando para acolher, atender e oferecer vários outros serviços para a população. Nesta situação de pandemia o trabalho dos enfermeiros se intensifica para que todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acessibilidade aos seus serviços.

Uma das enfermeiras da Semus, a servidora que atua no Ciclo de Vidas, Erizângela Amorim conta que seu aniversário é comemorado no mesmo dia que relembra a importância da sua profissão. “Eu me formei com 41 anos, hoje tenho 42, e estou na rede desde novembro do ano passado e é muito gratificante agora estar nesta área, não importa quando você começa o importante é se dedicar ao que você ama.” A enfermeira relembra que ao iniciar o curso descobriu que fazia aniversário no Dia do Enfermeiro. “Um sinal de que escolhi o caminho certo”, disse emocionada.

Uma das estratégias da Semus foi apoiar os acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) na vacinação contra Covid-19 na Capital. Heloísa Xavier é uma das estudantes da universidade e conta como esse apoio tem sido importante para os acadêmicos. “É muito gratificante para todos nós estudantes formandos que fazem parte dessa ação de imunização, além de podermos contribuir com a sociedade conseguimos completar uma etapa importante na finalização do curso.”

A estudante relata como foi simbólico e recompensante para ela administrar a vacina da sua mãe no dia 4 de maio. “Minha mãe tem 61 anos e quando a ampliação da Semus chegou até ela nós duas ficamos empolgadas, e eu fiz questão de ser a aplicadora do imunobiológico”, ressaltou.

A data alusiva é sobre não só importância da enfermagem e de todos os seus profissionais, mas tem também seu protagonismo nas diversas ações da rede e um papel fundamental ao enfrentamento do novo coronavírus.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDoses de vacina contra febre aftosa doadas pelo Governo do Tocantins são entregues às comunidades quilombolas
Próximo artigoÉ pra já presta mais de 10 mil atendimentos em abril