Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » MP apura se empreendimentos agrícolas estão captando água irregularmente da bacia do Rio Araguaia para irrigação
    TOCANTINS

    MP apura se empreendimentos agrícolas estão captando água irregularmente da bacia do Rio Araguaia para irrigação

    By Norte do Tocantins24 de fevereiro de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou, nesta terça-feira, 23, procedimentos administrativos para apurar a regularidade ambiental de nove médios e grandes empreendimentos agrícolas localizados nos municípios de Lagoa da Confusão e Santa Rita do Tocantins.

    Há indícios de que as empresas agrícolas não possuem licença ambiental e outorgas para captação de água, estando, assim, utilizando recursos hídricos da bacia do Rio Araguaia para fins de irrigação em desacordo com a lei e com uma decisão judicial obtida pelo MPTO em ação civil pública que visa garantir o uso sustentável daquela bacia hídrica.

    No transcorrer dos procedimentos administrativos, será verificada a regularidade ambiental desses empreendimentos, observando, em especial, a manutenção das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e das Áreas de Reserva Legal, a regularidade do Cadastro Ambiental Rural (CAR), da Outorga das Atividades Empresarias e da Outorga de Utilização de Recursos Hídricos e Canais de Irrigação, entre outras limitações legais ambientais à utilização da propriedade privada.

    Os procedimentos foram instaurados pela Promotoria Regional Ambiental do Araguaia, que tem como titular o promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior.

    A Promotoria de Justiça vem atuando em diversos procedimentos ambientais, visando sempre priorizar os acordos de natureza extrajudicial, garantir a adequação das atividades agrícolas aos termos da lei e assegurar a recomposição dos eventuais danos ambientais, evitando assim a judicialização dos casos e a morosidade do trâmite processual. O promotor de Justiça Brandes Júnior avalia que a maioria dos produtores já produz de forma sustentável ou está regularizando suas atividades, em razão da escassez de recursos hídricos na região e do cumprimento nas normas ambientais.

    A bacia do Rio Araguaia, principalmente a sub-bacia do Rio Formoso, tem passado por sucessivas crises hídricas nos períodos de estiagem, ao longo dos últimos anos, sendo parte deste problema atribuída à captação de água para irrigação de grandes empreendimentos agrícolas. Desde 2016, a  Promotoria Regional Ambiental do Araguaia vem atuando em ação civil pública para garantir o uso sustentável da bacia hídrica e minimizar estas crises. Também têm sido instaurados procedimentos para apurar danos ambientais decorrentes da utilização indiscriminada de recursos naturais e da intervenção humana na bacia do Rio Formoso e do Rio Araguaia.

    #Ministério Público do Tocantins #NortedoTocantins #Rio Araguaia #Santa Rita do Tocantins Lagoa da Confusão MPTO
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleCovid-19: Prefeitura de Araguaína interdita bares
    Next Article Emancipação do distrito de Luzimangues é discutido em seminário
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026

    Sisepe entrega carta de propostas dos servidores à pré-candidata ao Governo Professora Dorinha

    20 de julho de 2026

    MPTO denuncia três integrantes de organização criminosa por homicídio e outros crimes em Dianópolis

    17 de julho de 2026

    Sebrae e MPTO firmam acordo para qualificar a gestão pública nos municípios

    17 de julho de 2026

    Justiça bloqueia terrenos vendidos a ex-prefeito por R$ 809; MP diz que ele assinou contrato consigo mesmo

    16 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.