Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Em Augustinópolis reeducandos da Cadeia Pública desenvolvem o hábito da leitura por meio do Projeto Ler é Liberdade
    NORTE

    Em Augustinópolis reeducandos da Cadeia Pública desenvolvem o hábito da leitura por meio do Projeto Ler é Liberdade

    Por Norte do Tocantins19 de dezembro de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    A educação é uma importante ferramenta de ressocialização para pessoas privadas de liberdade. Diante disso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) trabalha na promoção de ações que incentivem práticas educacionais. Entre as atividades desenvolvidas, está o projeto “Ler é Liberdade”, realizado na Cadeia Publica de Augustinópolis, que teve mais uma edição concluída nesta terça-feira, 17.

    O projeto tem objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os reeducando. Por meio dele os apenados leem obras indicadas e posteriormente produzem resenha avaliativa, que possibilitam a remição de pena por leitura, conforme prevê a Lei de Execução Penal (LEP). Nesta edição, o projeto contou com a participação de oito reeducandos.

    O diretor da unidade, Antônio Marcos Silva, ressaltou que o projeto contribui para o processo de ressocialização dos apenados. “Observamos que a iniciativa possibilita uma visão melhor para os reeducandos, abrindo portas para novos caminhos fora da criminalidade. Estamos trabalhando para sempre incluir a educação nesse processo de reintegração social”, afirmou.

    A pedagoga Susy Kelly Azevedo, revelou que, de acordo com os relatos dos próprios reeducandos, é possível perceber o interesse dos mesmos na ação. “Eles entram no projeto com a perspectiva apenas da remição e ao longo dos trabalhos vão se envolvendo com as leituras e com o conhecimento”, enfatizou.

    Para o reeducando A.L.M.S, de 36 anos, que já leu sete livros desde que iniciou no projeto, a leitura tem possibilitado uma grande melhora em sua escrita. “Acredito que melhorei minha capacidade de dissertação, conhecimento das palavras cultas e utilização da linguagem escrita. Esse projeto é muito positivo, pois acredito que através da educação todo ser humano possui maior capacidade de tomar decisões corretas”, contou.

    Ler é Liberdade

    Iniciado em fevereiro de 2019, o projeto de remição por leitura “Ler é Liberdade”, já contou com oito bancas avaliativas. Durante o andamento das atividades, os participantes tem um prazo de 30 dias para ler a obra escolhida, após esse período, eles produzem uma resenha crítica sobre o assunto para ser avaliada pela banca.

    De acordo com a pedagoga responsável, Susy Kelly Azevedo, a avaliação das resenhas produzidas pelos reeducandos ocorre em duas etapas. “Na primeira etapa nós damos um feedback aos participantes, onde eles são convidados a fazerem correções e adequações dos textos produzidos. Já na segunda, após a entrega da versão final do texto, eles apresentam para a banca avaliativa”, explicou.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorIntegrantes de facção criminosa responsáveis por diversos crimes violentos no TO são denunciados  
    Próximo artigo Governador Mauro Carlesse anuncia implantação de mais um Colégio Militar para Araguaína
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.