Araguaína vai contar com mais uma Escola Militar. O anúncio foi feito pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, nesta quinta-feira, 19, durante a solenidade de troca de comando dos Batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Araguaína, realizada no pátio do 2° Batalhão da Polícia Militar (BPM). A unidade escolar terá capacidade para mil alunos e vai funcionar no próximo semestre letivo, no antigo Centro de Atenção Integral à Criança (Caic).

O governador Mauro Carlesse frisou que essas mudanças de comando nas unidades da PM são normais na corporação e que os novos comandantes são preparados e vão somar no combate à criminalidade na região. “É costume realizarem esses rodízios e eu estou feliz que tenham vindo para Araguaína pessoas muito competentes, que certamente vão dar uma nova dinâmica e oxigenar a tropa. Araguaína vai continuar bem servida com esses novos comandantes dos Bombeiros e da PM”, frisou.

Assumiu o 2° Batalhão da Polícia Militar de Araguaína o tenente-coronel coronel Valdeonne Dias da Silva, enquanto o tenente-coronel Maxuell dos Santos de Souza assumiu o 2º Batalhão de Bombeiros Militar. Na ocasião, o Governador visitou as instalações do Batalhão e descerrou uma placa simbólica de várias melhorias realizadas no local.

Para o comandante-geral da PM do Tocantins, coronel Jaizom Veras, essas trocas de comando das unidades no Estado são normais e constituem oportunidade de crescimento profissional. Na oportunidade, ele destacou as dificuldades enfrentadas no período e as melhorias implementadas no seio da corporação. “Estamos investindo em armamento e em tecnologia para promovermos a inclusão tecnológica, e já chegamos a mais de 450 mil atendimentos pelo Proer [Programa de Erradicação às Drogas e à Violência], que está presente nos 139 municípios do Estado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins, tenente-coronel Reginaldo Leandro, ressaltou essa mudança como um momento ímpar, onde a corporação terá a oportunidade de incorporar avanços para fazer frente às ações de segurança. “Temos dificuldade, que estão sendo superadas graças às parcerias que realizamos”, ressaltou anunciando que Araguaína passará a contar com o Programa Bombeiros Mirins, já implantado e com ótimos resultados em Gurupi. Ele explicou que o Programa desenvolve diversas ações importantes para a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania das crianças.

PM

O 2º Batalhão da Polícia Militar faz parte do Comando de Policiamento do Interior (CPI) e abrange 15 cidades e cinco povoados na região norte do Tocantins. A unidade, sediada em Araguaína, origina-se do 3º BPM (Batalhão Tocantins), anteriormente instalado no município de Pedro Afonso, na época estado de Goiás, tendo sido remanejado para a cidade de Araguaína.

Bombeiros

O Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar foi fundado em 4 de julho de 2014, e em sua área de abrangência atende 66 municípios com três companhias operacionais. O Batalhão desenvolve ações de combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento terrestre, aquático, em altura, além de mergulho de resgate, atendimento pré-hospitalar e serviços técnicos. O 2º BPM também realiza ações de Defesa Civil e conta com um efetivo de 43 homens.

Presenças

Prestigiaram o evento os deputados federais Carlos Henrique Amorim e Célio Moura; os deputados estaduais Gleyson Nato, Valderez Castelo Branco, Jorge Frederico, Issam Saado, Jair Farias; secretários de Estado, prefeitos da região e populares.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm Augustinópolis reeducandos da Cadeia Pública desenvolvem o hábito da leitura por meio do Projeto Ler é Liberdade
Próximo artigoValderez prestigia transmissão de cargo do Procurador-Geral de Justiça