Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Ação do MPE leva à cassação do mandato do prefeito de Santa Fé do Araguaia
    NORTE

    Ação do MPE leva à cassação do mandato do prefeito de Santa Fé do Araguaia

    Por Norte do Tocantins3 de fevereiro de 2014
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O prefeito de Santa Fé do Araguaia, Fleuri José Lopes, que já estava afastado do cargo em decorrência de uma liminar, foi condenado, nesta sexta-feira, 31, à perda da função pública, ressarcimento de R$ 375.305,75 ao erário e ao pagamento de multa no valor de R$ 750.611,75. Também teve seus direitos políticos suspensos pelo prazo de 10 anos e ficou proibido de contratar com o poder público e de receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

    A decisão, do juiz Álvaro Nascimento Cunha, da 3ª Vara Cível de Araguaína, decorre de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, titular da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Araguaína.

    Com a perda do mandato do titular, a vice-prefeita, Elsir Soares de Freitas, permanece no cargo até o final da gestão. Porém, cabe recurso da decisão ao Tribunal de Justiça.

    Improbidades

    Fleuri José Lopes foi acusado pelo Ministério Público de fraudar a Lei de Licitações (Lei 8.666/93) em diversos contratos, inclusive beneficiando sua esposa e parentes, através do superfaturamento de gastos com reformas de prédios e pagamento de aluguéis em valores muito acima do praticado no mercado.

    Segundo a sentença, imóveis de propriedade da primeira-dama, Suely Pereira Brasil, foram alugados ao município em nome de um “laranja”, sem passar pela devida avaliação imobiliária. Inclusive, os imóveis, após alugados, foram reformados com material comprado, também sem licitação, em uma loja de material de construção pertencente à primeira-dama.

    A decisão ressalta que não só a primeira-dama foi beneficiada. Um irmão, um cunhado, uma cunhada e uma ex-cunhada de Fleuri José Lopes também tiveram imóveis alugados ao município, sempre com valores superfaturados.

    O prefeito foi condenado, ainda, por pagar serviços de manutenção de equipamentos de informática em uma empresa fantasma, nunca realizados; e por adquirir materiais de iluminação pública, nunca entregues.

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorDenúncias de cobrança diferenciada levam MPE a expedir recomendação à empresa Pipes
    Próximo artigo PM prende três em Araguatins por porte de entorpecentes
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.