Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » OAB pede que Assembleia apresente projeto para isentar taxa de processos
    NORTE

    OAB pede que Assembleia apresente projeto para isentar taxa de processos

    By Norte do Tocantins18 de outubro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Célio Henrique (E), Alan Barbiero, Roger Ottaño, Ricardo Ayres e Solano Donato (D)

    A Assembleia Legislativa vai debater um projeto para isentar a cobrança de taxa judiciária e custas para cobrança, cumprimento de sentença e execução de verbas de natureza alimentar, inclusive honorários advocatícios. O projeto será apresentado pelo deputado Alan Barbiero, atendendo pedido da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins).

    Nesta terça-feira, 17 de outubro, uma comitiva da OAB liderada pelo secretário-geral da instituição, Célio Henrique Magalhães Rocha, visitou o gabinete do deputado para debater como será apresentação dessa proposta de lei. A OAB ainda esteve representada pelo conselheiro federal Solano Donato e pelo presidente da Comissão de Direito Municipalista, Roger de Mello Ottaño. Para obter o respaldo à apresentação da proposta, a OAB contou com o auxílio do advogado, deputado estadual licenciado e atual secretário de Urbanismo de Palmas, Ricardo Ayres. Atualmente, Barbiero, que ficou como suplente na eleição de 2014, é deputado por causa da licença de Ayres e os dois políticos estão amparando a iniciativa da Ordem.

    No encontro, o deputado Barbiero pediu que a OAB encaminhasse uma minuta do projeto de lei a ser apreciado na Assembleia. “A minuta será construída e aprovada pelo Conselho Seccional Pleno”, destacou Célio Henrique. Nesta quarta-feira, às 10 horas, na sede da Ordem, será a realizada a primeira reunião sobre o tema. Todo advogado interessado em participar pode comparecer.

    A ideia de isentar a taxa judiciária de processos que vão discutir verba alimentícia segue lei estadual do Rio Grande do Sul sancionada em julho deste ano. O pedido da Ordem é fundamentado em preceitos constitucionais e no Novo CPC (Código de Processo Civil). Conforme trecho do artigo 85 do Novo CPC, “os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial”.

    Entretanto, não são raros os processos pelos quais os próprios advogados são obrigados a buscar os honorários na justiça, tendo em vista inadimplência dos clientes. Para entrar com essas ação, os profissionais acabam sendo obrigados a arcar com a pagamento de pesadas custas processuais, acrescidas de taxa judiciária.
    “É bom ressaltar que a isenção de taxa e custas não pode ser restrita a beneficiar apenas os advogados e advogadas, mas também tem que se estender a todas as verbas alimentares, alcançando toda a sociedade”, frisou Célio Henrique, ao destacar que a apresentação do projeto é o primeiro passo do processo. “Isto é uma etapa, mas nós também vamos levar a discussão ao Judiciário, sempre na defesa do diálogo, como tem sido a postura da nossa gestão”, salientou.

    Em Minas Gerais, também há um projeto similar em tramitação na Assembleia Legislativa.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleMPE qualifica jovens em situação de vulnerabilidade social
    Next Article Sem ser vista há dois dias, professora é encontrada morta dentro de sua residência em Araguaína
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Wanderlei Barbosa defende profissionais da saúde e critica politização do atendimento no HGP

    28 de setembro de 2026

    Jovem de 20 anos é morto a tiros dentro de estabelecimento comercial em Araguaína

    26 de setembro de 2026

    Gaguim apresenta proposta de atuação no Senado em encontros com advogados, produtores e lideranças

    23 de setembro de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa lamenta morte do cantor Rick e decreta luto oficial de três dias

    23 de setembro de 2026

    Helicóptero com cantor Rick desaparece em Santa Catarina; buscas são suspensas por mau tempo

    21 de setembro de 2026

    Gaguim recebe apoios em Wanderlândia, prestigia Flávio Cabanhas em Araguaína e reúne aliados em Lagoa da Confusão

    21 de setembro de 2026

    Últimas Notícias

    Jovem de 32 anos morre após motocicleta bater contra poste em Araguaçu

    28 de setembro de 2026

    Wanderlei Barbosa defende profissionais da saúde e critica politização do atendimento no HGP

    28 de setembro de 2026

    Gaguim chega à reta final com força política e se consolida entre os favoritos ao Senado

    28 de setembro de 2026

    Criança de 2 anos de Palmas morre em acidente com ônibus na Bahia; mãe fica ferida

    27 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.