Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Naturatins anuncia novas medidas de controle da captação de água na bacia do Rio Formoso
    TOCANTINS

    Naturatins anuncia novas medidas de controle da captação de água na bacia do Rio Formoso

    Por Norte do Tocantins13 de dezembro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Emissão da portaria foi resultado de várias situações de acordos
    Emissão da portaria foi resultado de várias situações de acordos
    Emissão da portaria foi resultado de várias situações de acordos

    O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), emitiu nesta segunda-feira, 12, a portaria nº 457, que estabelece que a captação de água na bacia do Comitê do Rio Formoso, somente será autorizada mediante acordos firmados entre os irrigantes e o Naturatins, e que os mesmos serão publicados no site do Instituto. Nesta segunda, dia 12, o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros (Buti), sobrevoou a região para verificar a situação do nível de água dos rios, principalmente nos locais de captação de água para irrigação.

    Ainda nesta segunda-feira, foram estabelecidos os locais que estão liberados para ligar os equipamentos de irrigação. Ficou autorizado aos irrigantes que possuem portarias de outorgas vigentes, o funcionamento das bombas no Rio Formoso nos trechos 01 que compreende (Barragem Canaã até a Barragem Ilha Verde), Trecho 02 (Barragem Ilha Verde até a Barragem Terra Negra), Trecho 03 (Barragem Terra Negra até as Barragens Dois Rios e Tartaruga) e Trecho 04 (Barragem Dois Rios a Montante), para funcionar no dia 12, das 21h até às 6 h, do dia 13.

    O mesmo horário foi estabelecido no Rio Urubu, no Trecho 05 (Barragem Tartaruga até a Barragem Ponte na TO-374). No Rio Douradinho, no Trecho da Fazenda Imperador, até a Fazenda Pé de Limão. No Rio Dueré, no Trecho da Fazenda São Bento até a Fazenda Tupambaê.

    No último dia 11, após apresentação de dados de monitoramento de vazão na bacia, a equipe da Gerência de Recursos Hídricos, está em campo. “Os técnicos estão realizando o monitoramento nos principais cursos da bacia e posteriormente serão firmados os acordos para a captação de água por trechos estabelecidos”, esclarece a gerente de Controle de Uso dos Recursos Hídricos do Naturatins, Vanessa Sardinha. Ela reforça que “Os acordos serão divulgados no site do Naturatins e repassados para associações e Comitê de Bacias”, explicou.

    A decisão delimitou locais como o Trecho 01 (Barragem Canaã até a Barragem Ilha Verde), Trecho 02 (Barragem Ilha Verde até a Barragem Terra Negra), Trecho 03 (Barragem Terra Negra até as Barragens Dois Rios e Tartaruga), Trecho 04 (Dois Rios a Montante), Trecho 05 (Barragem Tartaruga até a Barragem Ponte na TO-374), Trecho 06 (Barragem Ponte na TO-374 a Montante).

    A portaria nº 457 suspende os efeitos da Portaria nº 300, de 12/08/16, que trata da captação de água, que se encontrava em estado crítico de comprometimento da vazão outorgada nos Rios da bacia do Rio Formoso (Urubu, Pium, Água Verde, Riozinho, Bandeirinha, Douradinho, Dueré, Xavante e Caiapó).

    Desacordo

    Os produtores rurais que mantiverem as bombas em funcionamento em desacordo ou que não cumprirem o estabelecido, terão seus equipamentos lacrados e embargados.

    A emissão da portaria foi resultado de várias situações dentre elas o início da regularização da vazão nos mananciais da Bacia do Rio Formoso, detectado pela equipe de fiscalização, monitoramento e outorga do Naturatins, o Acordo Judicial, firmado em audiência pública realizada no último dia 05, em Lagoa da Confusão. E ainda na comprovação feita pelo presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros (Buti), quando nesta segunda-feira, 12, fez um sobrevoo na área.

    “No sobrevoo foi constada uma melhora significativa dos recursos hídricos naquela região. A equipe técnica do Naturatins vem orientando os produtores rurais, no sentido deles cumprirem as determinações do Instituto. O Naturatins está tomando todos os cuidados com a captação da água, aliando todas as atividades à legislação ambiental vigente”, frisou o presidente.

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorAquicultura brasileira cresce 123% em dez anos
    Próximo artigo Dois homens são presos acusados de roubo em Colinas
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    CONFIRMADO! Rally dos Sertões volta a Porto Nacional volta a Porto Nacional para impulsionar turismo e economia local

    23 de abril de 2026

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    Fernanda Hofmann, vencedora do Festival de Compositoras do Tocantins, lança single sobre amor não correspondido

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    Emenda de Léo Barbosa viabiliza aquisição de ônibus para Crixás do Tocantins

    23 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.