Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Prefeitura de Araguaína intensifica ação de combate ao mosquito Aedes aegypti
    NORTE

    Prefeitura de Araguaína intensifica ação de combate ao mosquito Aedes aegypti

    Por Norte do Tocantins4 de dezembro de 2015
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

     

    A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde – Vigilância de Saúde, intensifica ação de combate ao mosquito Aedes aegypit, vetor das doenças chikungunya, zika e dengue. Equipes de controle químico já estão nos bairros. Nesta quarta-feira, o trabalho será realizado nos quintais de casas do Setor El Dourado, a partir das 17 horas.

    De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue em Araguaína, Mariana Parente, se detectado algum caso em que o paciente apresente sintomas das doenças chikungunya, zika e dengue, imediatamente é realizado o bloqueio de transmissão. “Uma equipe, com quatro pessoas vão até o local, duas à frente avisam a população e duas com bombas borrifam os quintais, no local, onde há suspeita do foco do mosquito e em mais oito quarteirões próximos”, explicou.

    A coordenadora ressalta a fiscalização é constante no combate as doenças. Equipes de agentes de endemias já realizam trabalhos de rotina nos setores diariamente e estão atentos a possíveis criadouros do mosquito.

    Casos de microcefalia

    Sobre os 12 casos registrados de microcefalia em pacientes atendidos no Município, sendo cinco de Araguaína e o restante de cidades circunvizinhas, a coordenadora ressalta que todos estão sendo acompanhados para saber se há relação com o zika vírus. Os exames dos recém-nascidos estão sendo aguardados para que a investigação.

    Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Atenção Básica do Município está informando a população nas unidades básicas de saúde (UBS), sobre cuidados que mulheres grávidas devem ter, protegendo-se de mosquitos durante o período de gestação.

    Cuidados

    De acordo com o superintendente de Vigilância de Saúde do Município, Eduardo de Freitas, o objetivo é combater e evitar a proliferação do mosquito e lembrou que 70% dos casos de criadouros são encontrados em quintais.

    “Os cuidados são os mesmos, mas é sempre importante lembrar à população que as larvas dos mosquitos se desenvolvem nas águas paradas. Então, cuidados redobrados com qualquer recipiente que possa conter água parada como latas, pneus etc.”, reforçou.

    Para o secretário da Saúde, Jean Coutinho, a ajuda da população é importante nessa ação. “Se qualquer pessoa apresentar algum sintoma, de uma das doenças, pedimos que comunique imediatamente na sua UBS, que vamos realizar imediatamente o controle químico na região”, disse.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorJustiça quer a suspensão de taxa do estacionamento rotativo em Palmas
    Próximo artigo Educação divulga resultado do Concurso de Desenho Natalino do Governo do Estado nesta segunda, 7
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza obra em cerca de 80 km na TO-010 e reforça logística no Bico do Papagaio

    23 de abril de 2026

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Prefeitura de Palmas amplia acessibilidade com construção de calçadas e rampas em avenidas de grande fluxo

    29 de abril de 2026

    Tocantins vira potência do agro: setor responde por 99% das exportações e coloca estado no topo da Região Norte

    29 de abril de 2026

    Tocantins dispara como um dos estados que mais investem em segurança e reforça a presença da Polícia Militar nos 139 municípios

    29 de abril de 2026

    TO: Suspeito de usar credenciais de policiais para vender dados sigilosos é preso no Paraguai

    29 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.