Além do videomonitoramento também foi inaugurada a reforma da sede, poço artesiano da unidade, entrega de armamento, homenagens aos policiais militares destaques em 2020 nas diversas frentes de serviço, e homenagem às autoridades e empresários parceiros da Polícia Militar

A Polícia Militar (PM) e a Prefeitura Municipal inauguraram na manhã dessa quarta-feira, dia 09, o sistema de videomonitoramento de Araguatins, norte do Tocantins. A solenidade aconteceu no pátio do quartel do 9º Batalhão da PM e contou a presença da subchefe do Estado Maior, coronel Alaídes Pereira Machado, representando o comandante-geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, e a presença do prefeito municipal Cláudio Carneiro Santana.

Na ocasião, além do sistema de videomonitoramento, também foram inaugurados o poço artesiano da unidade com recursos da Fazenda Esmeralda e a reforma da Sede do Batalhão com recursos do Poder Judiciário local. Houve ainda, a entrega de armamentos para o 9º BPM adquiridos por meio da emenda parlamentar; bem como um aparelho drone doado pela Associação Comercial de Araguatins; e assinaturas do Termo de Cooperação Técnica que permitiu a implantação e garantirá a manutenção do sistema de videomonitoramento em parceria com os dois órgãos, PM e Prefeitura.

O 9º BPM também homenageou com entrega de lembranças às autoridades e empresários que contribuíram com a concretização das obras inauguradas; e homenagens também aos policiais militares do 9º BPM que se destacaram nas diversas frentes de serviço da unidade, conforme portaria expedida pelo Comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Reis.

Em sua fala, o tenente-coronel Reis agradeceu os que prestigiaram o evento, destacando a presença das autoridades militares, e demais convidados, bem como dos parceiros que prontamente se dispuseram a contribuir com os empreendimentos. O comandante agradeceu todos os militares do 9º BPM, destacou algumas das ações já realizadas em sua gestão e finalizou, declarando que a PM vem buscando mecanismos de inovação, aliando a ferramenta tecnológica com a segurança pública, a fim de melhor atender a comunidade.

O prefeito Cláudio Santana destacou que a inauguração do sistema de videomonitoramento em Araguatins é um dos seus grandes legados que ele deixa como fruto de sua gestão. Já a coronel Alaídes, última a falar, agradeceu a todos justificando a ausência do comandante Geral, coronel Jaizon.

Em um dos trechos de seu discurso, a oficial destacou que é preciso usar a revolução tecnológica para melhoria da segurança pública. “O vídeo monitoramento irá otimizar os recursos humanos e logísticos das instituições de segurança pública auxiliando na elucidação de crimes ou contravenções penais no combate às irregularidades no trânsito, na segurança patrimonial e na valorização dos imóveis locais”, disse coronel Alaídes. O descerramento da placa aconteceu logo em seguida.

O sistema de videomonitoramento instalado e monitorado da sede do quartel da PM foi adquirido pela prefeitura de Araguatins com apoio do Poder Judiciário local, Ministério Público, Associação Comercial de Araguatins (Aciat),  instituições financeiras e empresariais locais. Entre elas, Lojas Nosso Lar, OG Distribuidora de Bebidas Schin, Banco do Brasil, Cooperativa Sicredi, e Lotérica Cristal. O sistema opera com câmeras distribuídas em toda a cidade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorImportantes rodovias da região do Bico do Papagaio passam por manutenção e devem ser concluídas ainda este mês  
Próximo artigoCovid-19: com número de casos e mortes em alta, Marabá deve decretar restrições