Caminhão dos Correios - Foto: RBJ/divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã dessa quinta-feira, 10, a Operação Extravios, visando desarticular associação criminosa envolvida no extravio de encomendas dos Correios.

Aproximadamente 20 Policiais Federais cumprem quatro Mandados Judiciais de Prisão Preventiva e quatro de Busca e Apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal SJ/TO, todos para cumprimento em Brasília/DF.

A investigação, que contou com o apoio da área de segurança corporativa dos Correios, teve início após informações de que encomendas de todos os tipos estavam sendo subtraídas. Segundo apurado nas investigações, o extravio ocorria no trajeto Brasília a Palmas, havendo indícios de que motoristas de uma empresa terceirizada estavam envolvidos nos desvios das encomendas.

Verificou-se que o esquema criminoso identificado contava com a atuação coordenada de funcionários particulares de pessoa jurídica prestadora de serviços para os Correios e terceiros, todos associados com o fim específico de se apropriarem de bens de particulares que estavam em posse dos acusados em razão da função exercida.

Os motoristas das cargas, durante o percurso, permitiam o acesso dos executores aos compartimentos de cargas dos caminhões, abrindo fraudulentamente os lacres dos Correios de modo a não parecer que foram violados no caminho.

A prática da organização criminosa gera enorme prejuízo à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vez que fica obrigada a indenizar os remetentes das encomendas.

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de peculato, furto e associação criminosa.

O nome da operação é decorrente do extravio das encomendas postais.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDois corpos aguardam reconhecimento de familiares no IML de Palmas
Próximo artigoPF prende e sequestra bens de acusados de fraudar auxílio emergencial no Tocantins e mais 13 Estados