Dezenas de objetos furtados de dentro de veículos em Palmas são recuperados pela polícia

Policiais Civis da 1ª Delegacia de Palmas, comandados pelo delegado Túlio Pereira Motta deram cumprimento, na manhã desta quinta-feira, 10, a mandado de busca e apreensão na residência de um indivíduo suspeito de furtar objetos no interior de veículos estacionados no pátio do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Como resultado das buscas realizadas no imóvel, os policiais civis da 1ª DP apreenderam relógios, furadeiras, alto falantes, aparelhos utilizados na construção civil, a quantia de R$ 3 mil reais, em espécie, uma chave artesanal feita a partir de uma faca de cozinha, e três controles que eram utilizados para bloquear as travas dos veículos fazendo com que os mesmos permanecessem abertos, facilitando, dessa forma, a ação do suspeito.

Investigações

De acordo com o delegado-chefe da 1ª DP, Túlio Pereira Mota, no dia 22 de outubro de 2020 um homem foi flagrado abrindo veículos e subtraindo objetos de dentro dos mesmos no estacionamento do Hospital Geral de Palmas. Na ocasião, ele foi gravado e as imagens foram divulgadas nas redes sociais e pela imprensa local.

“De posse das imagens, começamos as investigações e conseguimos identificar um suspeito, o qual possui uma extensa ficha de registros criminais. Dessa maneira, representamos junto ao Poder Judiciário pela prisão preventiva e pela busca e apreensão na residência do homem. Entretanto, apenas o mandado de busca foi expedido pelo Judiciário”, ressaltou o delegado Túlio.

Modo de atuação

Ainda segundo revelaram as investigações da Polícia Civil, os crimes de furtos cometidos no interior de veículos eram realizados com a utilização de um aparelho de controle remoto, popularmente conhecido como “Chapolim”, sendo que o criminoso ao perceber a aproximação de um carro, ficava de prontidão e quando o motorista saía do veículo e acionava o alarme que por sua vez aciona as travas elétricas, o mesmo não trancava, porque o autor acionava o seu próprio dispositivo e assim impedia o fechamento do carro.

“Na certeza que havia de fato trancado seu veículo, o proprietário se afastava, momento em que o criminoso entrava em ação, e como tinha bloqueado o travamento do automóvel, entrava no interior do mesmo e furtava tudo o que encontrava pela frente”, frisou a autoridade policial.

Todos os objetos apreendidos foram levados para a sede da 1ª Delegacia de Palmas, onde serão periciados e, logo após, restituídos aos seus verdadeiros proprietários.

O Delegado Túlio Motta esclarece acerca da importância da divulgação da informação: “Muitas pessoas sequer registram a ocorrência policial, outras, embora registrem, dificilmente conseguem detalhar as características do objeto, tal como modelo, número de série etc. Sendo assim, a Polícia Civil encontra dificuldades para localizar os bens subtraídos e restituí-los às vítimas. Por esse motivo, trabalhamos com o intuito de realizar a divulgação ampla das imagens dos objetos apreendidos, e com essa ação temos colhido bons frutos. Várias pessoas estão comparecendo à 1ª DP e reconhecendo seus objetos.”

A autoridade policial explica ainda que, após a formalização de mais inquéritos policiais contra o suspeito já identificado, irá novamente representar pela sua prisão. Por fim, o Delegado alerta aos condutores de veículos que, após acionarem a trava pelo dispositivo, confiram se o automóvel está de fato fechado.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAssociação dos servidores do Ruraltins tem pedido de utilidade pública apresentado na Câmara
Próximo artigoProfessora Elizabete se reúne com presidente do Ruraltins e debatem parcerias