Foto: Divulgação/SSP
Comércio de Palmas
Comércio de Palmas

No período em que presentear é tradição, os palmenses devem ir mais às compras. A pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins, revelou que o índice subiu para 85,6 pontos em dezembro, 1,4% a mais que em novembro (84,4 pontos).

“Esse número se refere a uma avaliação feita pelos consumidores sobre capacidade de consumo, nível de renda doméstico, segurança no emprego, entre outros dados de grande relevância para a condição de vida das famílias”, explicou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins.

De acordo com a pesquisa, 68% dos entrevistados se sentem mais seguros em relação ao emprego, 33,5% acreditam em melhorias profissionais em um futuro próximo e 43,2% disseram que a renda familiar se assemelha à do mesmo período de 2015. Mais de 70% acredita que está mais difícil conseguir acesso ao crédito ou empréstimo.

Já em relação ao consumo atual, cerca de 30% apontaram que estão comprando mais ou igual ao ano passado, 25,6% acreditam que no próximo semestre manterão o nível de consumo do mesmo período de 2015. Apesar disso, 56,2% acham que este não é um bom momento para compra de bens duráveis, como eletroeletrônicos.

ICF

O indicador da ICF é medido a partir do ponto de vista dos consumidores e calculado com base nos dados apresentados acima. A pesquisa é realizada nos últimos 10 dias do mês que antecede à divulgação. Neste caso, aconteceu no final de novembro.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE aciona Justiça para responsabilizar proprietários de escola que fechou as portas sem expedir documentos de alunos
Próximo artigoSuspeito de matar e queimar corpo de fazendeiro em Nazaré é preso pela polícia