A comunidade Indígena da Aldeia Fontoura, situada na Ilha do Bananal em Lagoa da Confusão-TO, recebeu na tarde desta quinta-feira, 17, uma creche para a educação infantil. Na oportunidade, foi realizada ainda a formatura infantil das crianças da comunidade. Felizes com a nova escola, as crianças e famílias participaram da solenidade com trajes convencionais, porém com pintura corporal e adereços Karajás, uma forma de valorizar sua cultura.

Atendendo ao convite do prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares Carlos, o governador em exercício, Antônio Andrade também prestigiou a inauguração. Antônio Andrade destacou que a construção da unidade educacional tem grande importância para a valorização da população indígena: “O prefeito tem compromisso com sua comunidade e os nossos irmãos indígenas, precisam desse reconhecimento. Ele tem essa preocupação com a população de Lagoa da Confusão e das aldeias indígenas. Hoje inauguramos uma creche belíssima. Há aqui uma escola estadual do Governo do Tocantins, que já foi reformada e, que, em breve, o governador Wanderlei Barbosa irá realizar a inauguração dela”, relatou Antônio Andrade.

A Prefeita de São Félix do Araguaia-MT, município que faz divisa com o território Indígena, o vice prefeito de Lagoa da Confusão, Salustiano, vereadores, secretários municipais e outras lideranças, também prestigiaram o evento.

De acordo com a Secretária de Educação Maria Panta, a unidade educacional irá atender cerca de 100 crianças indígenas: “Vamos oferecer a eles a oportunidade de terem acesso ao ensino regular e também à educação tradicional da comunidade, de acordo com a cultura deles.”

O Prefeito Thiago, destacou a importância da unidade para a comunidade Fontoura: “Para nós é muito importante essa construção, porque existia uma creche em funcionamento e nossas crianças tinham acesso às aulas, mas não tinham um ambiente adequado para poder aprender. Decidimos construir este novo prédio para dar mais qualidade ao ensino para nossas crianças indígenas. Os alunos ficaram muito felizes. Acredito que plantamos uma sementinha do sonho na cabeça dessas crianças”, explicou o gestor de Lagoa da Confusão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAdote uma cartinha: campanha de Natal dos Correios começou e segue até o dia 9 de dezembro
Próximo artigoBancada do Tocantins acolhe solicitações da ATM, remaneja emenda para Saúde e maquinários; Entidade municipalista agradece