Araguaína, a ‘Capital Econômica do Tocantins’, celebra 63 anos neste domingo, 14/Foto: Marcos Sandes

Neste domingo, 14 de novembro, Araguaína comemora 63 anos de fundação. A cidade, localizado no norte do Tocantins, é considerada como a “Capital econômica do Estado” e lar de mais de 180 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O território, onde hoje é conhecido como Araguaína, já era ocupado há muitos anos por tribos indígenas da etnia Karajá. Até que, em 1876, chegava em terras norte-goianas (hoje tocantinenses), João Batista da Silva e sua família, naturais do Piauí. A partir de então, surgia ali o povoado “Livra-nos Deus”, localizado à margem direita do Rio Lontra.

Ao longo de 1876, outras famílias chegaram e habitaram o local – formando um novo povoado, agora chamado “Povoado Lontra”, em alusão ao rio vizinho. Durante seus primeiros anos, o povoado foi administrado por pequenos municípios – um deles, Filadélfia – cidade a qual o Povoado integrou, em 1948, e mudou seu nome para “Povoado de Araguaína”, em homenagem ao Rio Araguaia. Em 1953, a Lei Municipal n° 86 transformava o povoado em distrito.

Foi somente em 1958, a partir do crescente desenvolvimento e expansão da região, que o distrito tornou-se município – a cidade de Araguaína.

Atualmente, o município é o segundo mais populoso do Tocantins – atrás somente da capital Palmas, a qual está localizada há cerca de 339 km. A sua localização estratégica permite que os limites da cidade estejam totalmente inseridos na região conhecida como Matopiba (sigla acrônima da junção dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e que esteja próxima a fronteiras agrícolas situadas no norte e nordeste do Brasil – fazendo da cidade um importante polo econômico, de grande desenvolvimento e de destaque nas áreas comerciais e do agronegócio. (Ana Lissa)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeitura de Araguaína contrata equipe do Rio Grande do Norte para implantar usina de energia solar  
Próximo artigoTorneio em Gurupi vai eleger o melhor roedor de pequi, inscrições abertas até dia 23