Ao que tudo indica, a harmonização facial parece ter se tornado a nova mania entre os mais vaidosos. Mas no que consiste exatamente este procedimento? De acordo com o cirurgião plástico Victor Cutait, a harmonização mais comum é feita através da aplicação de ácido hialurônico em regiões específicas como maçãs do rosto, nariz, lábios, mandíbula e tem objetivo de reverter os efeitos do envelhecimento e realçar a beleza natural de cada pessoa”, explica.

Com adeptos entre os famosos como as cantoras Gretchen, Joelma e Anitta, além de dezenas de blogueiras e influencers – que exibem seus antes e depois nas selfies das redes sociais – embora esteja em evidência, a harmonização facial não se trata exatamente de um procedimento novo. Mesmo assim é uma intervenção estética que requer cautela como qualquer outra.

“A busca por um padrão de beleza irreal faz com pacientes procurem profissionais sem a devida formação. O que tenho observado com preocupação em minha clínica são casos em que a pessoa chega para a correção de procedimentos verdadeiramente bizarros. Então, percebo que vem acontecendo uma banalização desta técnica por parte de pessoas que parecem não entender a seriedade deste procedimento. Isso é perigoso e coloca a saúde do paciente em risco”, afirma o especialista.

Nos homens, a busca pela harmonização também tem se tornado comum como aconteceu com o humorista Carlinhos Maia e o DJ Alok. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em cinco anos, o número de procedimentos realizados, apenas em homens, passou de 72 mil para 276 mil ao ano. Segundo o cirurgião plástico Victor Cutait, o número só comprova que a busca por um envelhecimento menos aparente e mais saudável deixou de ser apenas uma moda para se tornar uma tendência.

“Quando você vê essa expansão de busca dentro do público masculino, que é, geralmente, o mais fechado a esse tipo de intervenção, percebe que a harmonização facial só tem a se expandir e ganhar ainda mais público. Com o envelhecimento da população as pessoas chegam em idades avançadas cheias de energia e a busca por uma passagem de tempo estética, com menos marcas e mais saúde, têm se tornado uma preocupação real”, afirma.

Quais são as principais técnicas

As técnicas mais comuns para criar um rosto mais harmônico são: o preenchimento com a própria gordura do corpo, o uso de toxina botulínica em rugas, ácido hialurônico para preenchimento (na boca e no “bigode chinês”, por exemplo), fios de elevação facial (lifing) para correção de flacidez, microagulhamento (que perfura superficialmente a pele e promove o rejuvenescimento), bichectomia (retirada de gordura da bochecha) e lipo de papada. A média de preço da renovação pode ficar entre R$10.000 e R$ 20.000.

“Os habilitados para isso são os médicos, dermatologistas, cirurgiões-plásticos que não só são formados para dominar as técnicas, reparar e driblar qualquer problema, mas também por saberem e conhecerem os melhores produtos para aplicação. É muito importante que o paciente pergunte, tire suas dúvidas e sinta segurança do profissional”, comenta.

Para que não haja percalços no caminho, profissionais da área, incluindo Cutait, recomendam que apenas médicos certificados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia ou pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica possam realizar os procedimentos de harmonização facial. Atualmente, cirurgiões-dentistas especializados e formados também podem atuar na área.

“Além de um resultado estético insatisfatório, realizado de forma incorreta este procedimento pode fazer com que algum dos produtos vá parar nos vasos sanguíneos, podendo causar necrose, cegueira ou até mesmo um AVC”, finaliza o médico.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAssociação solicita que desoneração da folha não seja judicializada
Próximo artigoCorpos de vítimas de afogamento são localizados nos Rios Santa Tereza e Manoel Alves Pequeno