Representantes da população do município de Carrasco Bonito, distante 630 km de Palmas, juntamente com educadores ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) assinaram na manhã desta quinta-feira, 22, o Protocolo do Fogo. Na quarta-feira, 21, os moradores também participaram da implantação do Fórum do Lixo e Cidadania.

 No Projeto de Assentamento (PA) Cupins, os assentados também participaram da Oficina de Práticas Ecológicas, quando aprenderam a reciclar garrafas plásticas e de vidro. A dona de casa Maria Samir da Silva Santos foi uma das participantes da oficina e já pensa em gerar renda extra com o aprendizado.

 “Depois que aprendi a aproveitar as garrafas e fazer com elas peças de decoração, eu vou ensinar para a minha família e para meus amigos. Além de repassar a eles mais uma opção de renda, sem dúvida vamos ajudar a preservar o meio ambiente”, reforçou.

A secretária de Meio Ambiente da cidade, Josiane Lima, disse que o apoio do Naturatins aos municípios é muito importante. Para ela é necessário estar muito atento às ações de combate as queimadas. “Infelizmente aqui no município é alto o índice de focos de calor nos períodos de estiagem. Por essa razão é muito relevante à assinatura do Protocolo do Fogo, além da implantação do Fórum do Lixo”, declarou.

Para Raimundo Nonato da Silva, que é agente de Vigilância Ambiental e responsável pela Defesa Civil do município, as ações do Naturatins vieram a somar. “Com o apoio do Naturatins, vamos ampliar nosso aprendizado. Teremos mais condições de dar andamento às atividades de combate e controle do fogo. Também achei muito importante a maneira que nos foi ensinado sobre como acondicionar e recolher os resíduos sólidos”, explicou.

Chapada da Natividade

Na semana passada a equipe da Educação Ambiental do Naturatins, esteve no município de Chapada da Natividade, ocasião que implantou o Fórum do Lixo e Cidadania. Nesta ação o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio, Valdoney Cardoso Belém, informou que a Prefeitura já tem importantes parceiros que estarão atuando na conscientização, no que se refere ao lixo.

“Com a participação da comunidade nós teremos cada vez mais benefícios na nossa cidade. Pois estaremos aprendendo as práticas corretas de coleta e armazenamento do nosso lixo, facilitando o trabalho dos caris, o que com certeza vai contribuir com o destino final dos resíduos sólidos. Ficamos muito gratos ao Naturatins por esse importante apoio ao município”, enfatizou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMorte violenta no sudeste do TO é elucidada
Próximo artigoSuspeito de atirar em homem no estacionamento de supermercado em Araguaína é executado