Foto: Reprodução

O Ministério Público Estadual (MPE) expediu recomendação ao prefeito de Santa Tereza do Tocantins na última segunda-feira, 19, orientando que sejam sanados os problemas de abastecimento de água no povoado Barra do Aroeira. Segundo foi apurado em vistoria técnica do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), a água é inapropriada para consumo e insuficiente para atender toda a comunidade local.

A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli Cisi, da Comarca de Novo Acordo, após receber moradores da comunidade, que reclamaram da qualidade da água e das falhas no abastecimento. Eles também informaram que a prefeitura pretende instalar um ponto de água potável na escola da comunidade, mas afirmaram que a medida não é satisfatória.

A representante do MPE aponta que o município deve providenciar meios (perfuração de poço artesiano ou captação de outro afluente) que atendam a população do povoado, devendo o abastecimento obedecer aos parâmetros estabelecidos pela Portaria de Consolidação nº 05/2017 do Ministério da Saúde, inclusive quanto ao tratamento da água e à realização de análises periódicas de qualidade.

Como medidas emergenciais, é apontada a reativação do sistema de cloração da água e a reforma do sistema de abastecimento, no que se refere às estruturas físicas e equipamentos. Hidrômetros devem ser instalados em todas as residências abastecidas pelo sistema público e será necessário regularizar o sistema de abastecimento perante o órgão ambiental.

O não adequação do abastecimento de água às normas técnicas pode configurar ato de improbidade administrativa, cabendo ao gestor responder judicialmente pela omissão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMauro Carlesse recebe empresário interessado em investir em melhoramento genético de peixes
Próximo artigoGedeon e Janay propõem pacto por campanha de paz na eleição da OAB