A campanha eleitoral para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Tocantins, vem ganhando contornos ruins. Ataques e acusações desmedidas surgem nesta reta final de campanha. São atitudes que mancham o processo eleitoral da Ordem, uma instituição centenária de forte respeitabilidade junto à sociedade.

Porém, nos últimos dias, o que se viu foi o uso de acusações agressivas que nada contribuem para o processo eleitoral e nem condizem com a imagem da OAB.

Preocupado com os rumos que a campanha pela Ordem vem tomando, o candidato a presidente pela chapa OAB Independente, Gedeon Pitaluga, e sua candidata a vice, Janay Garcia, propuseram aos colegas concorrentes na disputa, os candidatos Juvenal Klayber e Célio Henrique, a adesão ao Pacto por uma Campanha de Paz: Limpa, Propositiva e Verdadeira na OAB/TO.

No documento, que será encaminhado para os concorrentes na eleição da Ordem, estão compromissos como o de “não atacar a honra e a imagem dos demais colegas candidatos, evitando que a campanha seja pautada por agressões e ofensas; não propagar mensagens sem comprovação de veracidade (dando um basta na fake News); preservar a imagem institucional da Ordem dos Advogados do Brasil; pedir aos envolvidos diretamente nas campanhas que tenham cuidado principalmente nas discussões com os colegas em grupos de WhatsApp. A ofensa é virtual, mas os danos são reais; aceitar os resultados da eleição e termos apreço aqueles que tiveram outra escolha eleitoral”.

“A Ordem dos Advogados do Brasil é maior que qualquer processo eleitoral e sua imagem precisa ser preservada. Não podemos transformar a disputa eleitoral numa guerra em que vale tudo. Temos o dever e a responsabilidade de preservar o nome dessa instituição que queremos liderar. Desejo uma eleição limpa e que a democracia e o espírito republicano guiem nosso futuro”, ponderou Gedeon.

PACTO POR UMA CAMPANHA DE PAZ: LIMPA, PROPOSITIVA E VERDADEIRA NA OABTO

Prezados Juvenal Klayber e Célio Henrique,

Esse é um pacto que a chapa OAB INDEPENDENTE propõe para que a campanha da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, seja orientada de forma propositiva e essencialmente pela verdade. Entendemos que o exemplo inicial deve ser dado pelos candidatos, fomentando a todo momento que a campanha tenha como princípios a verdade, o respeito e o debate limpo. Afinal, somos advogados. Esse é um sinal de reconhecimento aos que se dedicam para fazer da nossa instituição um exemplo para a sociedade.

Para isso, propomos os seguintes compromissos:

I – Compromisso de não atacar a honra e a imagem dos demais colegas candidatos, evitando que a campanha seja pautada por agressões e ofensas;

II – Compromisso em não propagar mensagens sem comprovação de veracidade. Dar um basta nas fake news e virar exemplo para outras campanhas onde essa prática infelizmente é comum;

III –  Compromisso em preservar a imagem institucional da Ordem dos Advogados do Brasil. Lembrar que as eleições passam e que todos somos advogados e advogadas e precisamos da OAB forte e respeitada;

IV – Compromisso de pedir aos envolvidos diretamente nas campanhas que tenham cuidado principalmente nas discussões com os colegas em grupos de WhatsApp. A ofensa é virtual, mas os danos são reais;

V – Compromisso em aceitarmos os resultados da eleição e termos apreço aqueles que tiveram outra escolha eleitoral. Passadas as eleições a Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins é uma só, independente do grupo que se sagre vitorioso.

Palmas-TO, 21 de novembro de 2018.

 

GEDEON PITALUGA

Candidato a Presidente – Chapa OAB Independente

 

JANAY GARCIA

Candidato a vice-presidente – Chapa OAB Independente

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE quer que abastecimento de água em povoado de Santa Tereza do TO seja regularizado
Próximo artigoDeputados defendem enxugamento da máquina pública do Tocantins