O governador Mauro Carlesse recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, o executivo da empresa alemã Genomar, Alejandro Tola Alvarez. Acompanhado da prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hiashida, o empresário veio ao Palácio Araguaia apresentar ao governador projeto para investimento no desenvolvimento genético de peixes da espécie tilápia e produção de alevinos na região central do Tocantins. A expectativa é de um investimento de três milhões de dólares e geração de cerca de 30 empregos diretos.

Alejandro explicou que esse projeto prevê a implantação de um centro de referência latino americano para melhorar genética da espécie tilápia e significa atrair as últimas tecnologias na área para o Tocantins. O empresário disse que a opção pelo Tocantins se deve às características climáticas, que permitem a reprodução da espécie durante todo o ano, o acesso fácil a fontes de água de ótima qualidade, aliado à presença da Embrapa Pesca e Aquicutura instalada em Palmas, além do grande potencial do Tocantins como produtor no Brasil.

“O mais importante para nós agora é um marco regulatório estável, além de autorização federal para importação de nossas linhas que temos na Ásia, e que contam com mais de 20 anos de melhoramento. A ideia é importar essas linhas para a nossa unidade do Tocantins e prosseguir esse processo de melhoria da genética para ajustá-las às necessidades do setor brasileiro”, explicou Alejandro, destacando a receptividade do governador ao projeto. “Ele se disponibilizou a nos apoiar na implementação desse projeto. Então eu vou embora convencido de que o Tocantins é o lugar certo para realizar esse investimento”, sustentou.

Mauro Carlesse disse que o governo do estado está pronto para apoiar as empresas que queiram se instalar no Tocantins e explicou que o Tocantins é estratégico. “O Tocantins é um estado estratégico para os investidores, contamos com clima, solo e água de qualidade em abundância e contamos com uma logística privilegiada que tornam o Estado bastante atraente para os investidores. Queremos atrair empresas para gerar emprego e renda para que o Estado deixe de ser o principal empregador”, pontuou.

A prefeita Miyuki falou sobre o projeto e explicou que a implantação dessa empresa significa alavancar uma cadeia produtiva que está adormecida há anos. “Água em abundância e clima propício todos já sabem que temos, o que falta é incentivo e o governador é um empreendedor e entende o projeto como uma cadeia prioritária mesmo e se colocou à disposição para ajudar no que for possível,  para promover políticas públicas de incentivo ao setor”, disse.

Participaram da audiência o vice-governador Wanderlei Barbosa; o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; e o secretário Extraordinário de Assuntos Parlamentares, José Humberto.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE adere aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Próximo artigoMPE quer que abastecimento de água em povoado de Santa Tereza do TO seja regularizado