O Ministério Público Estadual (MPE) aderiu à campanha de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até o dia 10 de dezembro, a instituição divulgará em suas redes sociais mensagens diárias que visam contribuir para a desconstrução de uma cultura histórica de domínio e opressão e conscientizar para uma convivência harmônica entre homens e mulheres.

Além da mobilização por meio das redes sociais, a sede do MPE também iluminou-se de laranja, cor característica dos 16 dias de ativismo. Um grande laço laranja também foi afixado no interior do prédio, para que mulheres e homens imprimam suas assinaturas, aderindo simbolicamente à campanha.

No Ministério Público, a iniciativa é do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caocid) e do Núcleo Maria da Penha, com apoio da Assessoria de Comunicação.

“A transformação de uma cultura de violência e dominação em uma nova cultura, de paz e respeito, requer ações diárias de conscientização. Nesse sentido, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma excelente oportunidade, que une pessoas e instituições em diversos países, em favor desse propósito”, avaliou a coordenadora do Caocid e do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira.

Dia Laranja – Celebrado no dia 25 de cada mês, o Dia Laranja Pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas alerta para a importância da prevenção e da resposta à violência de gênero. Sendo uma cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência, convocando à mobilização todos os meses do ano no dia 25, culminando no 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputada quer que tempo de prematuros em UTI não seja contabilizado durante licença maternidade
Próximo artigoMauro Carlesse recebe empresário interessado em investir em melhoramento genético de peixes