A Assembleia Legislativa realiza na próxima quinta-feira, 19, às 14h, sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro, a pedido do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), por meio de requerimento.

Durante a cerimônia todas as comunidades quilombolas serão homenageadas pelo Poder Legislativo. Também haverá apresentações artísticas, dentre as quais o cantor tocantinense Everton dos Andes. Além disso, haverá uma exposição fotográfica sobre a cultura dos quilombos tocantinenses. As fotografias ficarão expostas no hall de entrada da Assembleia Legislativa até o final de novembro para que no horário de expediente da Casa a população possa conhecer um pouco mais sobre a cultura negra do Estado.

Sobre a data

Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares“, em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDrogas são encontradas no interior de um transformador elétrico na TO 442 próximo a Caseara
Próximo artigoViolência contra mulher foi um dos assuntos abordados no encerramento da Semana Jurídica da UnirG