Produção de leite
Produção de leite
Produção de leite

O trabalho de Formação de Empreendedores em Cadeias Produtivas (FEM) é desenvolvido por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA / FAET, senadora Kátia Abreu, em diversas cidades do estado, entre elas, Santa Fé do Araguaia e Aragominas, nos assentamentos (PAs) Dalila e Reunidas. Durante dois anos eles visitam as fazendas cadastradas e auxiliam no melhoramento das ferramentas e condições do manejo leiteiro.

 Desde dezembro de 2012, 20 propriedades produtoras de leite de cada assentamento estão sendo estudadas e acompanhadas por profissionais do SENAR. A intenção é profissionalizar a forma de produção, através de consultorias administrativas, capacitações no segmento, organização dos produtos e noções gerais do negócio em questão, que vão do trato com o bezerro, às técnicas de armazenamento do leite. O projeto tem duração de dois anos, e nesse caso, foi solicitado pela Cooperativa de Produtores de Leite do Vale do Araguaia (VALECOOP), que pretende qualificar os cooperados em potencial, para ter uma produção leiteira em grande escala e de qualidade.

Edson da Costa Aragão é um dos beneficiados pelo FEM. Ele produz leite há três anos, e ordenha cerca de 100 litros por dia. “A gente fica meio inseguro por conta do preço de mercado, que oscila bastante. Mas esse trabalho que estão fazendo conosco está abrindo muitas oportunidades para novos investimentos. E ainda podemos contar com a parceria da cooperativa, que está lutando pela estabilidade do nosso produto., relatou o proutor.

Nesses assentamentos, o FEM deve ser encerrado em dezembro de 2014. E na próxima semana, o PA Filadélfia, em Pau d’Arco, também vai ser beneficiado pelo mesmo programa de formação, com 20 propriedades cadastradas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorÁrbitro é espancado por torcedores e jogadores no Sul do Estado
Próximo artigoMorre aos 92 anos o ator Jorge Dória