Deputado Federal Júnior Coimbra (PMDB)
Deputado Federal Júnior Coimbra (PMDB)
Deputado Federal Júnior Coimbra (PMDB)

O deputado federal Júnior Coimbra (PMDB) participa nesta terça-feira na Câmara dos Deputados da reunião de comissão geral que irá debater a crise financeira dos municípios.

Segundo o parlamentar, a iniciativa da reunião partiu dos presidentes da Câmara e do Senado após o recebimento de um documento denominado SOS Municípios, com reivindicações do movimento liderado por prefeitos de todo o país. Nesta pauta, está incluído a aprovação da proposta de emenda à Constituição que aumenta os recursos do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.

Júnior Coimbra afirmou que a PEC 39/13, proposta que aumenta de 23,5% para 25,5% a participação do FPM na distribuição da arrecadação do governo federal com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industriais (IPI) tramita no Senado Federal.

O deputado concorda com a reclamação dos prefeitos que os repasses com base no FPM têm diminuído devido a desonerações feitas pelo Poder Executivo nos tributos que compõem esse fundo. Outra crítica, conforme Coimbra, refere-se à aprovação de projetos que implicam aumento de despesas dos municípios sem previsão de compensação.

Para Coimbra, a reunião de hoje possibilitará com que esse quadro se torne conhecido e ocorra ações por parte do Legislativo pela busca de soluções para essa crise.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorKátia Abreu cobra em Xangai suspensão do embargo chinês à carne brasileira.
Próximo artigoPalmas: Secretário de desenvolvimento econômico prestará esclarecimento a pedido de Campelo